quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Arco do Triunfo de Sobral - CE


Em matéria deste blog, intitulada de “Mês de Julho já chegou, é a Festa de Sant’Ana...”, coloquei fotos de Caicó, inclusive, do Arco do Triunfo e na sua legenda citei que o Arco do Triunfo existia somente em Caicó e na França. Muito gentil, o professor e historiador João Quintino, me informou através deste blog, que arcos do triunfo existem em vários outros lugares do mundo, além de citar a origem de Arco do Triunfo na França. O comentário do historiador está na referida matéria, datada de 19/07.
J.Q não citou sobre outro Arco do Triunfo no Brasil, mas movida pela curiosidade, usei e abusei da net para pesquisar sobre a possível existência de Arco do Triunfo no Brasil.Para minha surpresa, descobri que em Sobral, no Ceará, existe um Arco do Triunfo, também construído em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. Segue abaixo, breve histórico encontrado e imagem do Arco do Triunfo, em Sobral, no Ceará.
“Situado no Boulevard Pedro I, hoje Av. Dr. Guarany, o Arco de Nossa Senhora de Fátima é um dos monumentos que mais caracterizam a Cidade.
No local, existia o Cruzeiro das Almas, erguido por iniciativa do missionário Frei Vidal da Penha, como símbolo de fé, na sua passagem por Sobral, no final do século XVIII.
Frei Vidal de Fraccardo veio do Convento da Penha, de Recife, para Sobral em 1797, para pregar Missões, tendo incentivado os fiéis a construir a Igreja de Nossa Senhora das Dores.
A Cruz das Almas foi demolida em 1929 pelo Prefeito José Jácome de Oliveira.
Por iniciativa de Dom José, o Arco de Nossa Senhora de Fátima foi construído em 1953, na administração do Prefeito Antônio Frota como marco da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Sobral.
Projetado por Falb Rangel, o Arco de Nossa Senhora de Fátima foi executado por Francisco Frutuoso do Vale, que também foi o autor da imagem de Nossa Senhora localizada em cima” ( http://www.sobral.ce.gov.br/)

Anna Jailma - jornalista

2 comentários:

dan disse...

bem eu moro em fortaleza. e ao xegar em sobral me deparei com um patrimonio historico invejável. quanto ao bolevar e ao arco, só digo uma coisa: me enche de duvidas e encanto. pq nao sei até onde isso é bom pra nossa cultura , mas nao consigo imaginar sobral sem uma coisa tão fascinante como o arco....

Key... disse...

Sant'Ana o arco é o teu lugar agente se diver e participa de atividades.