domingo, 5 de agosto de 2007

Festa da Família Preá - Junho 2007






Foto: Anna Jailma



No São João em São João houve Encontro da Família Lucena e Souza, em 23 de junho, reunindo membros da família apelidada de “preá”. O evento ocorreu no Clube Municipal de São João do Sabugi, com Missa em Ação de Graças pelos familiares presentes e ausentes e almoço de confraternização.
O sertão estava bem caracterizado na ornamentação, com folhas de bananeira e ramas de batata, tendo em cada mesa, um forjo de madeira com preá, que é na verdade a “armadilha” utilizada pelos caçadores do sertão na caça ao preá. Em São João do Sabugi, os familiares descendentes de José Salviano de Souza Carneiro são apelidados de preá porque ao nascer, ele era tão pequeno, que amigos da família chegaram a comentar com sua mãe “que menino pequeno, parece um preá...” José Salviano de Souza Carneiro é pai de Antônio Salviano, Estelita, Calixto Calistrato, Vitalino, Egídio, Silvino, José Procópio, Rita e Maria da Penha. A partir destes, a cidade de São João do Sabugi garantiu a permanência e multiplicação da família preá, garantindo que o preá nesta cidade está muito longe da extinção.
O professor e membro da família preá, João Marinheiro, foi organizador do evento, e promete eternizar este encontro familiar nos próximos festejos do São João em São João.
Parabéns a todos os preás sabugienses!

Anna Jailma – jornalista


Nenhum comentário: