sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Grupo de apoio aos amigos e familiares de alcoólatras se forma em Caicó.

Dia 14 de setembro, às 13:30 h irá ocorrer o primeiro encontro do Grupo Al-Anon na cidade de Caicó. O encontro acontecerá na sede do AA (Alcoólicos Anônimos)-Grupo Seridó, à rua Marinheiro Manoel Inácio s/nº,vizinho a Lojas de tintas Carlos Magno, o qual contará com a presença do grupo Al-Anon “Esperança” de Natal e de uma equipe de profissionais da área de Saúde.
Partindo do princípio que o Alcoolismo é uma doença, já reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, em que a dependência domina até o momento em que o paciente entende que precisa de ajuda, é que foi criada a entidade dos AA, Alcoólicos Anônimos, entidade de apoio aos alcoólicos. Já o Al-Anon é uma associação de homens e mulheres cujas vidas foram afetadas pela maneira de beber de um familiar ou amigo, sendo este o único requisito para ser membro. Grupo de mútua-ajuda, onde a identidade de todos é preservada, considerando um de seus lemas o “anonimato”.
É auto-suficiente, e se mantém através das contribuições de seus próprios membros, não aceitando doações de fora. É alheio a movimentos e controvérsias; não é profissional, e não está ligado a nenhuma seita, religião, movimento político ou instituição.
Os grupos Al-Anon reúnem-se para compartilhar experiência, força e esperança, a fim de solucionar os problemas que têm em comum.É um programa de vida que proporciona mudanças de atitudes que levam à conquista da auto-estima e da serenidade de todos.
Baseada na filosofia dos Alcoólicos Anônimos - AA, que se articula na forma de orientação adotando os princípios dos 12 passos, as 12 tradições, e os 12 conceitos, o Al-Anon se propõe a tratar os familiares e amigos do alcoólatra, independente dele ser ser membro ou não do AA.
Tanto o AA, como o Al-Anon, são programas que propõem uma forma de vida espiritual, cognitiva e comportamental que aumenta o bem estar pessoal e interpessoal promovendo um sistema de valores baseados na honestidade e humildade. Além de contar com a participação ativa de seus membros, a associação conta também com o apoio de profissionais dos mais diversos segmentos da sociedade e principalmente da área de saúde que muito contribuirá na terapia em grupo.
(Texto adaptado da divulgação realizada pela Coordenação Al-Anon, em Caicó-RN)

Nenhum comentário: