quinta-feira, 9 de agosto de 2007

“Mês de Julho já chegou, é a Festa de Sant’Ana...”












Na tarde de hoje, dia 18, ocorre o acolhimento aos peregrinos de Sant’Ana e concentração de todas as imagens peregrinas de Sant’Ana que visitaram as famílias caicoenses na cidade e nas comunidades rurais.No Marizão, às 17h, representantes da Paróquia de Sant’Ana e prefeito municipal de Caicó, recebem a caravana de peregrinos “Ilton José de Souza Pacheco”; que caminham de Acari a Caicó. Em caminhada, todos se dirigem até o centro de Caicó, para seguirem até a Catedral de Sant’Ana, sob acordes da Banda Recreio Caicoense, onde será celebrada a Missa em Ação de Graças por todas as famílias que receberam a imagem peregrina de Sant’Ana nos seus lares, vivenciando momentos de oração.
Amanhã, dia 19 de julho, ocorre abertura oficial da Festa de Sant’Ana, com passeata, hasteamento da bandeira e palavra de abertura. O percurso da passeata inicia pela Av.Seridó, seguindo pela R.Renato Dantas, Av.Celso Dantas, Av. Cel.Martiniano e retornando pela Av.Seridó, até a Catedral. O novenário ocorre no período de 20 a 28 de julho, no horário das 19h; tendo neste ano, o tema “Vida e Missão neste chão, terra de Deus, terra de irmãos”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2007. A nona novena, em 28/07 e Missa Solene, dia 29, serão celebradas pelo Bispo Diocesano Dom Manoel Delson; que, pela primeira vez, participa da Festa de Sant’Ana, em Caicó. Os festejos da padroeira da Diocese finalizam em 29/07, com Missa Solene, às 10h; e Procissão, às 16h30; saindo da Catedral pela Av. Seridó, percorrendo R. Pedro Velho, Av.Celso Dantas, Av. Cel.Martiniano e retornando pela Av. Seridó.
Durante a Festa de Sant’Ana, haverá confissões individuais diariamente na Catedral, com padres da Diocese de Caicó e frades Capuchinhos do Convento de Santo Antônio, de Natal; sendo pela manhã, das 8h às 11h; à tarde, das 15h às 17h e a noite, das 20h30 às 22h.
Nos eventos sociais, a Paróquia de Sant’Ana resgatou o Pavilhão de Sant’Ana, que irá funcionar na Praça da Catedral, com música ao vivo, a partir das 20h. Na noite de 18/07 ocorre II Festa dos Doces e em 19/07, será realizado o XXII Jantar de Sant’Ana, ambos no Pavilhão, às 20h. No domingo, dia 22/07, acontece a VI Cavalgada de Sant’Ana e leilão, do Parque de Exposições até a Praça da Catedral, a partir das 9h. Em 26/07, ocorre a tradicional Feira de Sant’Ana, na Praça da Catedral, a partir das 9h.
A Festa de Sant’Ana completa neste ano, 259 anos de fé; enriquecendo a história cultural, social e religiosa de Caicó e Seridó.
Fotos: Paulo Jr. e Jonas Pabllo
Anna Jailma - jornalista

Nenhum comentário: