domingo, 5 de agosto de 2007

São João no nosso São João!

Foto: Dercílio Morais

Em São João do Sabugi, RN, o “São João em São João, o Melhor do Sertão” é uma junção de quadrilhas e forró, com eventos sociais como o Jantar de Confraternização e escolha da Rainha da Festa, que compõem a Festa de São João Batista, o glorioso padroeiro. Outros eventos, que envolvem a religiosidade e a cultura dos sabugienses, também integram a festa do padroeiro como Concurso de Poesias, Feirinha de Artesanato, Festa do Agricultor e novenas na zona rural e urbana, bem como, novenário na Igreja Matriz de São João Batista; eventos que culminam na Missa Solene e Procissão de Encerramento, dia 24 de junho.
De 15 a 24 de junho, o Espaço de Eventos Manoel Leandro é palco de muito forró, alegria e confraternização. O povo dança, reencontra amigos de outrora, o povo se realiza na alegria do São João em São João.
A cidade é decorada com símbolos juninos como a bandeirinha, o balão, a boneca de espiga de milho, a peneira, a palha, as bonecas de pano. Nas mesas dos leilões e da feirinha aparecem a melancia, o milho, o bolo de leite, o feijão-verde, o licor de cajarana, o bordado das nossas artesãs, a arte em madeira, em tecido, o sequilho e a “raiva”.
Nas ruas os acordes da Filarmônica Honório Maciel acordam os sabugienses cedinho, ao amanhecer. É alvorada! As janelas se abrem e a família inteira observa “a banda passar, tocando coisas de amor”... A banda vai percorrendo a Av. Honório Maciel e os moradores do Largo Ana de Souza são os privilegiados porque têm a melhor imagem de São João do Sabugi: a serra, a ponte, a Igreja Matriz e a Filarmônica tocando pelas ruas.
Filhos da terra da Serra do Mulungu e do Rio Sabugi, filhos de São João Batista, das terras de Ana de Souza, da terra da manga, já estão chegando a terra natal, para compartilharem com conterrâneos este momento festivo, a festa maior de São João do Sabugi: “O São João em São João, o melhor do sertão”. E todos são bem-vindos e bem abraçados!

Anna Jailma - jornalista

Nenhum comentário: