quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Equipe da Rede Globo esteve em São José do Seridó




Fotos (Carlos Felipe): Jornalista Camila Marconatto e equipe de Produção do Globo Rural, visitando o Programa Água Doce, em São José do Seridó.
O Assentamento Seridó, localizado há 10 km de São José do Seridó, recebeu a visita da equipe do Programa Globo Rural, nesta terça-feira, dia 04 de setembro.
A jornalista Camila Marconatto e equipe de produção, veio conhecer e divulgar o Programa Água Doce, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Governo Federal, Embrapa, Emater, Prefeitura Municipal de São José do Seridó e Fundação Banco do Brasil. Não há data específica para apresentação do programa gravado, mas a jornalista acredita que em breve, o Seridó estará no ar, no Globo Rural.
O programa consiste na dessalinização da água, oferecendo água potável a comunidade e ainda trazendo outros benefícios, como preservação do meio ambiente e desenvolvimento de atividades produtivas. Neste programa, após a dessalinização, o rejeito é aproveitado para criação de tilápias, plantação de erva-sal e capim-elefante, que misturados à ração alimentam ovinos e caprinos.
A comunidade não sabia como aproveitar a água salobra e agora além da água potável, dessalinizada, eles têm trabalho no próprio projeto depois de terem recebido treinamento por técnicos do programa. Lidam com a criação de tilápia rosa e plantas utilizadas para criação de animais.
O sucesso do Programa Água Doce servirá de modelo para outros Estados do país que têm dificuldade em aquisição d’agua e o vice-governador Iberê Ferreira de Souza pretende disseminar o programa em outros municípios do Estado. Vamos torcer para que os prefeitos se mobilizem pela disseminação deste brilhante projeto.O Programa Globo Rural é apresentados todos os domingos na Rede Globo de Televisão, pela manhã, creio que a partir das 8h. Fiquem de olho.


Anna Jailma- jornalista

2 comentários:

Moacy Cirne disse...

Opa, ficarei atento... Outra coisa, minha cara: já estou em contato com o filho de Urbano. Um abraço.

Izaíra Thalita disse...

Oi Jailma, gostei muito do Blog! Informativo, leve e interessante. Parabéns. Um grande abraço pra você e apareça tb!