domingo, 7 de outubro de 2007

Festa de Nossa Senhora Aparecida acontece em São João.

A Festa de Nossa Senhora Aparecida será comemorada na Paróquia de São João Batista, em São João do Sabugi, de 09 a 12 de outubro. Haverá um tríduo de novenas, nos dias 09, 10 e 11 de outubro, às 19h, na Igreja Matriz de São João Batista.
Em 12 de outubro, ocorre Missa Solene, às 10h, na Igreja Matriz, celebrada pelo pároco Pe. Janilson Alves de Oliveira. A procissão de encerramento acontece às 17h, com benção do Santíssimo Sacramento, e benção de automóveis, água, e objetos.

História

Em 1717, três humildes pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição, em terracota, medindo 40 cm de altura, nas águas do Rio Paraíba do Sul, no Porto Itaguaçu, em 12 de outubro. Eles a chamaram de Nossa Senhora Aparecida. Por 15 anos a imagem permaneceu na residência do pescador Felipe Pedroso, e lá as pessoas se reuniam para rezar. Com a devoção crescendo e muitas graças alcançadas, a família construiu um oratório, mas logo, o espaço já era pequeno para comportar a quantidade de devotos. Em 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta para visitação em 26 de julho de 1745 mas em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior, hoje Basílica Velha. Em 17 de dezembro de 1928, a vila formada ao redor do Morro dos Coqueiros tornou-se município e em 1929, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil, por determinação do Papa Pio XI.
Anna Jailma - jornalista

Nenhum comentário: