segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Halloween...Uiiiiiiii!!!




Fotos (arquivo pessoal): Ambiente de empresa paulista, com seus funcionários (meus colegas), em clima de Halloween.


Em 31 de outubro, a Halloween acontece em vários países do mundo, principalmente, nos Estados Unidos da América (EUA). Os celtas acreditavam que a cada 31 de outubro, na véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos vagavam com objetivo de encontrar um corpo para apossar-se. Com base nisso, os celtas faziam de suas casas um lugar mais "assombroso" que o próprio cemitério e seus espíritos horrendos.
A idéia de que os espíritos saem vagando a cada 31 de outubro já não é tão lembrada, nos nossos dias, mas Halloween tornou-se uma festa tradicional; preservando as características assustadoras e sendo, ao mesmo tempo, divertida. Festejada em muitos países; inclusive no Brasil, a Halloween é muito lembrada na região Sudeste, sendo comemorada até nas empresas. Quando trabalhei em empresas de Uberlândia, MG, e Campinas, SP, vivenciei a Halloween de perto. Lá os funcionários mais assustadores ganham prêmio...Confesso que não me senti muito à vontade, mas, ajudava na decoração e cheguei a me vestir de bruxa; fazendo daquele filme de terror, um dia divertido de trabalho. As salas eram decoradas com algodão nas paredes e nas P.As ( Posição de Atendimento), lembrando "casas de aranha", com pequenas aranhas (bem feias...) de plástico, penduradas. Bonecas com esparadrapo e manchas vermelhas, fingindo sangue, era de praxe...E nós, nos vestíamos pior que qualquer espírito imaginado pelos celtas.
Lembro que certa vez, em Minas, uma moça veio trabalhar de vestido preto de noiva e véu preto de renda; rosto pintado de branco e uma lágrima vermelha pintada. Ah! Tinha um bouquet de flores roxas nas mãos e não falava, entrou de passos lentos pela empresa. Por um momento quase acreditei que ela tinha saído de um túmulo...Outra vez, em São Paulo, uma colega representou a "loira do banheiro", muito conhecida por lá: a loira se veste de camisola, coloca algodão nas narinas, faz a maquiagem roxa no rosto pálido e sai pelos banheiros. Quando alguém, sem saber de nada, vai lá no banheiro, a criatura está lá: "pedrificada", num recanto de parede...Uiii!
Ainda bem que os clientes, não nos viam pela net (era em call center e contact center e não tínhamos web cam) e nem pelo telefone...
Vale destacar que, conforme o blog do historiador João Quintino, em São João do Sabugi a primeira festa de Halloween aconteceu na década de 1990. Neste ano já ocorreu, sendo em 22 de outubro.


Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: