sábado, 6 de outubro de 2007

Longe de Casa III - Em poesia...


O tópico Longe de Casa tem o objetivo de retratar aqui a saudade que os sabugienses têm de sua terra. Neste mês não recebi emails dos filhos da terra falando de sua saudade daqui, mas, conheci a poesia "Saudades do Sertão", da minha sobrinha Suely Nóbrega; falando da saudade do interior, do sertão paraibano...Saudade que ela sentiu ao deixar Santa Luzia, PB, para estudar em Campina Grande, PB.
Ao observar sua poesia, enxerguei nesta saudade, o mesmo sentimento dos sabugienses quando estão "longe de casa", distantes de São João do Sabugi. Santa Luzia, PB, assim como São João do Sabugi, também tem Rio Sabugi, tem folguedos e São João, tem a música nas veias de seu povo, também é sertão...Talvez por isso, a saudade seja tão idêntica, parecendo uma só...


Anna Jailma - jornalista


Saudades do Sertão
*Suely Nóbrega
Como é doloroso pra mim,
Abandonar o sertão...
Chegar na cidade grande,
Com uma dor no coração!
Acordar de manhã cedo,
E não ver meu alazão...
Não sentir o cheiro do café,
Nem a lenha no fogão.
Não poder andar no mato,
Com os pés descalços no chão,
Não ficar mais na calçada,
Tocando meu violão...
Não ouvir os contos e causos,
Não brincar de pião,
Nem ver a mulecada,
Correndo sem direção...
Sentir falta das festas,
Das bandeiras de São João...
Da pamonha...da canjica,
Dos dias de procissão...
Das noites de lua cheia,
Das chuvas no oitão,
Como é doloroso pra mim,
Abandonar o sertão...


*Suely Nóbrega, é filha de minha irmã Maria Vânia Nóbrega e Edson, residentes em Santa Luzia, PB. Suely é estudante de História na UFPB, em Campina Grande -PB.

Um comentário:

Maysa Úrsula disse...

Que titia coruja essa minha prima, hehhehe... Mas vale a corujice porque a poesia é linda!!!!
Beijoooo!