quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Mulungu é nossa árvore símbolo!


A eleição para escolha da árvore símbolo da cidade, em 22 de outubro, elegeu a Mulungu, contando com uma votação de 1437 pessoas de todas as idades. As 15 concorrentes da nossa caatinga, foram: angico, aroeira, caibreira, carnaubeira, catingueira, cumaru, imburana, jatobá, juazeiro, jurema, mulungu, oiticica, pau d’arco, pereiro e umbuzeiro.
O objetivo maior da Associação Mata Cinzenta, com esta eleição, é de promover o interesse e mobilização da comunidade em torno da caatinga, trabalhando pela sua preservação e combatendo a desertificação.
Dos 1437 votos, 1431 foram válidos, 05 nulos e 01 em branco. As espécies da caatinga mais votadas foram: Mulungu, com 378 votos; Pau D’Arco,com 170 votos; Juazeiro,com 169 votos; Caibreira,com 146 votos e Umbuzeiro, com 135 votos.
Confesso que eu estava na torcida pela Oiticica, mas, a escolhida merece o título, visto que, nosso símbolo maior já é a Serra do Mulungu, maravilha nº 1 do Seridó.


Foto JQ: A eleita Mulungu, da Praça Basílio Gorgônio, plantada por Marcelo de Liá.


Anna Jailma - jornalista e blogueira.

2 comentários:

João Quintino disse...

Jailma, tem fotos do mulungu no meu blog. Sirva-se! Abraço!

Arlindo Freire disse...

Jailma.

Muito\boa sua informação. Nunca vimos outra assim.
Faz lembrar Áurea Guedes - Ielmo Marinho-RN, quando em Oiticica, gritou, brigou e proibiu que continuassem cortando o pé de Mulungu em terrinha de sua família, onde ela nasceu e viveu - adolescente, ao pé de Mulungu, atrás de casa.
Esta informação está com 9 anos, mas, permanece sendo atualizada - para que outras pessoas - façam assim - amando e respeitando as árvores que garantem nossas vidas!
Gostariamos de saber ainda - se Município guarda memória da eleição realizada.
A foto do Mulungu é aquela da praça?
Abraços - Obrigado.