domingo, 28 de outubro de 2007

Novenas do Coração de Jesus ocorrem nas residências

Foto (Anchieta França): O saudoso Zé Romão, um dos fundadores do Apostolado da Oração. Aqui, em 1995, estava comemorando os 70 anos do Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus, que foi criado em 1925 em São João do Sabugi.



Foto (Anchieta França): Diretoria do Apostolado da Oração em Festa do Coração de Jesus de 1997: Sofia Dantas - presidente, Celeste Morais - vice-presidente, Ermita Lucena - secretária, e Maria Eunice - tesoureira.


Foto (Anchieta França): Apostolado da Oração de São João do Sabugi, reunidos com todo Seridó, em Congresso do Apostolado da Oração; em Jardim de Piranhas, em 24 de novembro de 1996.


Foto (Anchieta França): 80 anos do Apostolado da Oração em São João do Sabugi, em 2005.

Foto (Anchieta França): Zeladoras do Apostolado da Oração, nos 80 anos da Associação, em 2005: Da esq. pra dir. Eliene Medeiros, Ermita Lucena, Celeste Morais, Anunciada Gama, Dadinha e Baiquinha. Por trás, avista-se Marluce Brito, Maria das Mercês e Neta.

As novenas do Coração de Jesus continuam ocorrendo todas as noites, nas residências sabugienses; dando seqüência a Festa do Sagrado Coração de Jesus, celebradas pelo Pároco Janilson Alves, contando com participação do seminarista Cláudio, de Caicó, RN.
As novenas contam com os tradicionais leilões arrematando: cestas de frutas, caixinhas-supresa, galinha torrada com "caninha", bolo grude, torta de abacaxi, jerimum caboclo, muita manga, o tradicional creme de galinha e outros sabores, próprios da terra.
A primeira novena, sexta-feira, dia 26 de outubro, ocorreu na casa de D.Eliene de Medeiros, coordenadora do Setor I - Sagrado Coração de Jesus. A segunda novena, ocorreu ontem, sábado, na residência de Zeneide Lucena, dedicada ao Setor II - Santa Terezinha; coordenado por Maria da Penha Araújo.
Hoje, domingo, a Missa e novena, aconteceu na residência de Palmira Garcia, dedicada ao Setor III - Nossa Senhora Aparecida; coordenado por Ermita Lucena. Amanhã, segunda-feira, a novena do Setor IV- Santo Antônio, será na Capela de Santo Antônio, sob a coordenação de Maria de Lourdes Morais.
Na terça-feira, dia 30/10, a novena será no PETI, sob coordenação de Raquel Fernandes, do Setor V - São José. Na quarta-feira, dia 31, a novena é dedicada ao Setor VI - São Sebastião, na residência de Janúncio Costa de Lucena, coordenador do referido Setor.
Amanhã, terça e quarta-feira, o pároco Janilson e a comunidade fazem caminhadas missionárias pelas ruas da cidade, às 5h, vivenciando momentos de oração.
De 01 à 03 de novembro, as novenas são realizadas na Igreja Matriz de São João Batista e em 04/11 acontece Missa Solene, às 10h, e Procissão de Encerramento às 16h30.
O Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus, é a associação religiosa mais antiga de São João do Sabugi. Foi fundada em 1925, através do Pe. Domingos e persiste até os nossos dias, sem interrupções. Atualmente conta com 282 membros, entre zeladores e associados.


Anna Jailma - jornalista e blogueira

2 comentários:

João Quintino disse...

Oi, Jailma, que saudades daquele aperto de mão cheio de força que Zé Romão nos dava, heim? E dos repiques? Bom, mas quanto ao Apostolado da Oração, fui encontrar no livro "Diocese de Caicó: meio século de fé", publicado em 1990, a informação que o Pe. Domingos Kunrren foi vigário de Serra Negra, incluindo São João, entre 1926 e 27, e que em 1925 o vigário era Pe. Carlos Theisen. Investigue. Abraço!

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

JQ, esta será mais uma das dúvidas que nos circunda sobre a história sabugiense...Segundo minha mãe, Ermita Lucena, havia um livro de atas do Apostolado da Oração(que esteve aqui em casa, quando ela era presidente do AO) e que nele constava que a fundação do AO em S. João, ocorreu numa Missa de 05 de novembro de 1925, celebrada pelo Pe. Domingos Kunrren. O livro teve ata escrita por Sr. Elviro Lins, devido sua esposa Mariana, ser a secretária. O referido livro foi entregue por minha mãe na Casa Paroquial. Certamente está na Casa Paroquial. Além disso, ela conta que, segundo comentários de meu avô em família, realmente Pe. Domingos teria sido o fundador...Será que Pe.Domingos foi uma espécie de auxiliar de Pe. Carlos Theisen na Paróquia?