quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Revisão Eleitoral ocorre em São João do Sabugi

Os eleitores de São João do Sabugi, devem comparecer ao Forúm para a Revisão Eleitoral, que está ocorrendo no município. É necessário que compareçam até dia 20 de novembro, tendo cópia de RG, CPF, Título de Eleitor e Comprovante de Residência. Os eleitores que fizeram inscrição do título ou transferência após 31 de dezembro de 2006, são dispensados da Revisão.
A Revisão Eleitoral está ocorrendo em 61 municípios do Rio Grande do Norte,e entre estes, oito municípios são da região Seridó: São João do Sabugi, Ipueira, Florânia, Ouro Branco, Santana do Seridó, São José do Seridó, Timbaúba dos Batistas e São Fernando.
A Revisão Eleitoral é determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral - TRE, em conformidade com o artigo 92 da Lei 9.504/97, da Lei das Eleições. Este procedimento ocorre quando o número de eleitores é superior a 80% da população; quando as transferências de títulos, do ano em curso, são 10% a mais que o ano anterior e quando o eleitorado for superior ao dobro da população, entre 10 e 15 anos; somados também aos idosos com mais de 70 anos.
A comparação entre o número de habitantes dos municípios e o eleitorado, foi realizada conforme cadastro eleitoral e projeções populacionais do IBGE, no último Censo. Em São João do Sabugi, o número de eleitores ultrapassa 4 mil, sendo que o número de habitantes, é de pouco mais de 5 mil.
No Estado do Rio Grande do Norte, percebe-se um número alto de municípios a serem revisados. O Estado da Bahia, por exemplo, tem 57 municípios com Revisão Eleitoral; enquanto o Rio Grande do Norte, bem menor que a Bahia, tem revisão em 61 municípios. São Paulo, tem 91 municípios com Revisão, apenas 20 municípios a mais que o RN.
A Paraíba também tem um número expressivo de municípios com Revisão Eleitoral: 75 municípios. Amazonas e Acre têm somente em 1 município; o Pará e Rio de Janeiro têm apenas em 8 municípios. No total, 24 Estados brasileiros estão em Revisão Eleitoral, correspondendo a 1.128 municípios.
Anna Jailma - jornalista e blogueira.

Nenhum comentário: