terça-feira, 27 de novembro de 2007

Adeus, primo...


Hoje, São João do Sabugi vive mais um dia de despedida dolorosa: faleceu em Natal, um sabugiense que pertencia a família de todos nós, Ivo Cavalcanti, o primo Ivo.
Ivo era um sábio de coração. De tão simples e fraterno, se fez primo de todos e para ele todo amigo era familiar, era seu “primo”. Sabugiense de corpo e alma, prestigiava e amava as coisas da terra, principalmente o antigo Bloco da Mala e a Filarmônica Honório Maciel.
Foi vereador na nossa cidade, quando nem havia pagamento de salário para isso e era um comerciante acolhedor, que atendia seus clientes sem qualquer distinção. O sentimento de igualdade era uma de suas características mais fortes e quanto mais “primos” ele pudesse ter, melhor...Assim, sua família era integrada por todos os filhos da Serra do Mulungu, do Rio Sabugi, do nosso pedaço de chão sertanejo, que é nossa terra São João.
Quando comprou um sítio perto do Quixeré, sítio de meus familiares, Ivo fez questão de ir até lá, visitar as pessoas e dizer que era vizinho. Ele já conhecia todos da família, mas sentar na mesa de cada um e conversar sobre a vida no sítio, era para ele uma fonte de alegria. Ele tinha a sabedoria de encontrar felicidade nas coisas simples da vida.
Hoje, estamos unidos em oração, solidários a seus familiares; pedindo a Deus o conforto e o fortalecimento na fé. Sua caminhada até o céu será serena, encontrando a plenitude da paz espiritual e certamente, um arco-íris irá iluminar seus passos, anunciando que o céu está em festa.
Aqui ficamos primo, com sua lembrança amiga preservada no coração; porque, como canta Milton Nascimento, “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração”.



Anna Jailma - jornalista e blogueira.

Um comentário:

Valter Júnior disse...

Dias de tristezas em nosso município. Primeiro morreu Bibiu, e hoje morreu Primo Ivo, um grande homem, um grande Pai. Deixa uma mensagem de responsabilidade e amor a família. Deixa uma mensagem de amizade e carinho à todos os amigos. Deixa uma mensagem de respeito e cativo aos que não o conhecia. Esse era Tio Ivo, homem de grande coração,homem simples. Agradeço Anna pela sua homenagem, pois morreu hoje o último membro do "Bloco da Mala", o grande divulgador da Filarmônica Honório Maciel. Morreu o "Primo Ivo".