domingo, 4 de novembro de 2007

Artistas da Terra III - Urbano Medeiros

Foto (Paulo Misael): Urbano Medeiros, um dos melhores saxofonistas do mundo
Urbano Medeiros nasceu em São João do Sabugi, em 31 de outubro de 1956, sendo o primeiro dos 7 filhos de Dalvaci Araújo e Bill Medeiros. Aos 7 anos de idade, Urbano já tocava saxofone, tendo muito incentivo de seu pai, Bill Medeiros, também músico. Por diversas vezes, o menino Urbano, apresentou-se na Escola Estadual Senador José Bernardo, integrando os eventos da escola, onde estudava. Também integrou a Filarmônica Honório Maciel, sendo um aluno que causava admiração ao maestro Manoel Felipe, pela dedicação ao estudo da música e principalmente, pela sua aptidão.
Nas suas lembranças da infância, Urbano costuma relatar dois fatos que contribuíram para sua vocação e dedicação a música: uma apresentação de Sivuca, na Praça Antônio Quintino de Araújo, em São João do Sabugi, e o som que ele ouvia do bombardino do maestro Manoel Felipe Nery.
Após integrar a Filarmônica Honório Maciel, Urbano Medeiros seguiu para Caicó, onde foi membro da Filarmônica Recreio Caicoense e ainda com 17 anos foi regente da Filarmônica do Centro Educacional José Augusto – CEJA. Nesta época, ele recebeu homenagem do Ministério de Educação e Cultura – MEC, por ser o maestro mais jovem do Brasil. Com 18 anos Urbano era o primeiro saxofonista do Batalhão de Engenharia e Construção – BEC, em Caicó e depois, em São Gabriel da Cachoeira, em Amazonas. Também já trabalhou como radialista, educador da arte e comunicador.
Atualmente, Urbano Medeiros, com 51 anos, reside em Pará de Minas, MG, próximo a Belo Horizonte. É casado com Regina e tem três filhos: Maria Elizabeth, Paulo Misael e Júlio. Com 22 CDs lançados, ele já percorreu 5 mil cidades pelo Brasil e pelo mundo, levando a música a todos os recantos, como fonte de vida e paz de espírito a humanidade; em especial, aos depressivos, doentes e dependentes químicos. Entre os países percorridos por Urbano Medeiros estão Argentina, Itália, França, Portugal, Lituânia, Ucrânia, Iraque, Afeganistão, Rússia, Egito, Israel, Líbano e Síria. Nas suas viagens pelo Seridó, pelo Brasil e pelo mundo, Urbano sempre destaca a influência dos marranos (povo judeu com descendentes no Seridó), negros e índios na música; bem como, a importância de valorizar o trabalho do músico, como profissional.
Recentemente, Urbano lançou o CD Choros & Valsas, resgatando as músicas de outrora, que marcaram época na terra sabugiense e Seridó.
Para informações sobre Urbano Medeiros acesse http://www.google.com.br/ e em pesquisar coloque Urbano Medeiros. Para ouvir músicas e palestras de Urbano Medeiros, acesse http://www.youtube.com.br/ e em search coloque Urbano Medeiros; vários vídeos irão surgir para você.

Anna Jailma – jornalista e blogueira

3 comentários:

Saulo Bulhões disse...

Parabéns pelo blog Anna Jailma! Também agradeço a visita no meu! O seu está linkado desde já no Blog do Saulo Bulhões! Um abraço do amigo blogueiro!

Moacy Cirne disse...

Oi, sou um admirador da música de Urbano e tenho manifestado essa admiração no Balaio. Em tempo: hoje, dentro de uma ou duas horas, vai ter Mulungu no meu blogue. Beijos.

CresceNet disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).