terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Festa de Santa Luzia ocorre em São João


Desliza lépida/singra serena/corre fagueira/gentil querena
Vai voa intrépida/que a brisa amena/alvissareira/suave te acena
Vai que te guia/a protetora/Santa Luzia/Santa Luzia...
No céu tão límpido/a lua brilha/e o mar encanta/Que maravilha
Murmuro quérulo/instante quase/a minha santa/a ingênua frase
Sempre me guia/a protetora/Santa Luzia/ Santa Luzia...
Nesta segunda-feira, iniciou a Festa de Santa Luzia, em São João do Sabugi. A programação religiosa iniciou às 17h, com procissão de abertura, hasteamento da bandeira, palavra de abertura e benção do Santíssimo Sacramento, com Pe. Janilson Alves, administrador paroquial.
Haverá novenas nas residências de famílias sabugienses, de 04 a 09 de dezembro. O tríduo de novenas será celebrado na Igreja Matriz de São João Batista, de 10 à 12 de dezembro; e dia 13, ocorre Missa Solene às 10h e Procissão de Encerramento, às 16h30.
Em São João do Sabugi, a Festa de Santa Luzia está vinculada a história de filhos da terra. Segundo consta no folder de programação da festa, há 12 anos, a filha do Sr. Jessi de Assis Dantas sofreu de enfermidade na visão e seu pai, Sr. Jessi, pediu a intercessão de Santa Luzia, para a cura. O pedido foi atendido e em agradecimento, ele fez a doação de uma imagem de Santa Luzia para a Igreja Matriz de São João Batista; passando a ser celebrada a Festa de Santa Luzia na nossa paróquia, como forma de louvor e agradecimento a protetora da visão.
Na programação social consta Leilão da Festa, em 13 de dezembro, após a procissão e Festival de Prêmios, em 16 de dezembro.
A Festa de Santa Luzia é organizada por Zélia Fernandes. Doação para leilão da festa deve ser entregue a Zélia Fernandes, na sua residência, ou na Casa Paroquial.
Para abrilhantar a festa, a Filarmônica Honório Maciel se faz presente durante a festa e neste ano, temos a boneca da festa Ana Maria Lucena (filha de Radilson Lucena e Mª da Conceição Lucena) e um Festival de Prêmios, que já está com cartelas à venda, ao preço de R$ 2,00.

Programação das novenas de Santa Luzia, às 19h:
04/12 – Residência de Luzia Cabral ( R. Pe. Joaquim Félix)
05/12 – Residência de Judite Noberto (R. José Permínio)
06/12 – Residência de Francisca Nogueira (R. Basílio Gorgônio)
07/12 – Residência de Julieta Medeiros (R. Prof. Manoel Martiniano)
08/12 – Residência de Severina Lourenço (R. Prof. Manoel Martiniano)
09/12 – Residência de Carminha Morais (R. Prof. Antônio Carlos)
10, 11 e 12/12 – Novenas celebradas na Igreja Matriz de São João Batista
Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: