sábado, 12 de janeiro de 2008

Artista da Terra IV - Abá Morais

Foto (divulgação): Josimar Morais, o Abá


Josimar Morais, o Abá, neto do saudoso maestro Manoel Felipe Nery, desde criança revelou aptidão para a música. Em todos os momentos da sua vida, a música esteve presente como algo forte, intenso, verdadeiro.
Nas lembranças da vida em São João do Sabugi, estão os dobrados da Filarmônica Honório Maciel, a influência de seu avô Manoel Felipe, a voz de sua mãe Geralda cantando "Cinderela", o trompetista sabugiense Ernane Lucena, muito lembrado e admirado por Abá. Na mesa da cozinha, enquanto seus pais chamavam os outros para as refeições, Abá fazia sons de percussão batendo na mesa. Com talento nato para a música, Abá desde a infância demonstrava intimidade com os instrumentos, tendo também aptidão para cantar.
Decidido a ampliar os horizontes, Abá seguiu para São Paulo e em Campinas estabilizou-se, constituindo família e sendo hoje proprietário da Banda Help. Na Casa de Show Túnel do Tempo, Abá e outros sabugienses da Banda Help fazem a festa dos paulistas todas as semanas, sendo reconhecidos pelo seu trabalho no âmbito da música.
Em janeiro de 2006, foi lançado em São João do Sabugi o CD Saudade da Minha Terra, transmitindo no trompete as músicas de outrora, que marcaram as serestas da pequena São João. O show reuniu as famílias sabugienses que, emocionadas, recordaram "Perfídia", "Cinderela", "Besame Mucho", "La Paloma", "Aline", "Ranchinho de Palha" e outras.
A desenvoltura e simplicidade são características fortes de Abá e no show, o público vibrou com seus comentários recordando momentos e pessoas que estão marcados na sua memória, intercalando as palavras com músicas que marcaram época. Visitando os sabugienses em cada mesa, ele agradeceu os presentes e confraternizou-se com cada um.
Hoje, dia 12 de janeiro, mais uma vez os sabugienses estarão reunidos prestigiando o filho da terra, músico trompetista. O show será no Clube Municipal e conta com a presença dos amantes da música, talento maior desta terra.
Parabéns Josimar Morais, pela dedicação a música, pelo caminho trilhado e pelo sucesso alcançado. Que os seis irmãos músicos, os irmãos "Romão" (seu avô e irmãos) e sua mãe Geralda, enviem bençãos ao seu talento; para que ele evolua cada vez mais.

Anna Jailma - jornalista, blogueira ( e prima de Abá)

2 comentários:

Cláudia Queirós disse...

Eu não poderia deixar de fazer comentário referente a Abá, uma vez q participei destes dois momentos especiais dele em S. João. São João é um celeiro nato de artistas e principalmente de músicos e poetas, se é q músico não é poeta, pois pra mim o é, mas Abá tem um diferencial que o faz especial, não sei se ele toca maravoilhosamente bém, pois sou leiga no assunto, não entendo de técnicas, mas o que o faz brilhar e tornar seus eventos especiais, é o prazer com q faz cada show, a alegria q transparece nos olhos dele, e no seu sorriso, é imprecionante "ver" o prazer q ele sente em se ver no meio do seu povo, naquele pé de serra esquisito e maravilhoso. Este show foi magunífico, sem tirar nem um mérito do anterior. A adaptação q ele fez da música" A Mala" particularidade de S. João, recordar pessoas queridas daquela terra q já estão junto a Deus, foi linda e emocionante, porém sem pieguice. Parabéns Abá! Parabéns! Pelo primo Anna Jailma e deve ser motivo de orgulho, tem brilho de Deus na alma dele.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Cláudia, irei repassar sua mensagem para Abá. Bela mensagem, e ele merece! Mui grata!