sábado, 19 de janeiro de 2008

Bonecos no Frevo encantam o carnaval sabugiense


Os Bonecos no Frevo, que tem os bonecos e papangús abrindo alas, integra o carnaval de São João no segundo ano consecutivo. No ano passado, o folião Berto Ramos, tradicional carnavalesco sabugiense, foi homenageado; sendo o primeiro boneco produzido por Glênio Azevedo, idealizador dos Bonecos no Frevo. Neste ano, os homenageados serão Nicinha e Primo Ivo, numa referência ao tradicional Bloco da Mala.
Glênio de "Chico de Zé de Rita", como é mais conhecido, esteve no carnaval de Caicó e encantou-se com os bonecos do Bloco do Magão. Não precisou de aulas para aprender a fazer os bonecos, bastou-lhe força de vontade. Chegou em casa, juntou arame, cola, papel e outros materiais necessários e foi montando o boneco em homenagem a Berto Ramos. A roupa foi confeccionada por sua mãe Maria do Socorro.
O Boneco sai na rua acompanhado de papangús, na maioria crianças, e faz a festa! Glênio diz que para ele a igualdade social que os Bonecos do Frevo proporciona, é o melhor do carnaval. Para seguir os Bonecos do Frevo, basta encantar-se e seguir pelas ruas no passo do frevo. Os Bonecos do Frevo não têm mensalidades nem outro tipo de gasto para os foliões. É realizado pela força de vontade de Glênio Azevedo, um folião encantado pela alegria do carnaval, que se realiza ao contemplar uma multidão, acompanhando os passos dos Bonecos no Frevo; além de homenagear foliões e pessoas eternizadas no coração do povo sabugiense, como Berto Ramos que já é figura tradicional do nosso carnaval, e os eternos: Nicinha e Primo Ivo.
Neste ano, os Bonecos no Frevo irão encantar nosso carnaval na sexta-feira a tarde e na segunda-feira de carnaval. Vamos às ruas prestigiar e segui-los, encantados pelo clima do carnaval.
Fotografia: arquivo de Glênio Azevedo


Anna Jailma - jornalista e blogueira

Um comentário:

Wellington disse...

olhe jailma mostrei a foto da peda
aos meus colegas de trabalho e eles ademirarao mas ficarao empresionado mesmo foi com amorena
guiando a carroça