sábado, 19 de janeiro de 2008

Idosa morre aos 105 anos, em São João



Fotos (Anchieta França): Pe. Janilson, Pe Givanildo, membros da Pastoral do Idoso e o Bispo Diocesano Dom Manoel Delson, em visita a D. Ana, no seu aniversário de 105 anos, em março de 2007. D. Ana dormia tranqüila.


Em 10 de janeiro faleceu a senhorita Ana Bernarda de Souza, aos 105 anos de idade. Dona Ana, como era conhecida, era solteira e morava na residência de uma sobrinha em São João do Sabugi.
Desde 2004, D. Ana Bernarda era uma das idosas que integrava a Pastoral do Idoso em São João e mensalmente recebia a visita da Pastoral em sua residência. A tranqüilidade era sua maior característica.
Segundo seus familiares, sua vida foi dedicada ao trabalho no campo e a família. Embora não tivesse filhos, D. Ana criou como filhos alguns de seus sobrinhos e a estes dedicou-se inteiramente. Morava na Paraíba, depois em sítios da região, como Jataí e veio para a cidade de São João, através de sobrinhos que aqui residem. Atualmente morava nas proximidades da Casa da Pedra.
Pessoas que conheceram D.Ana ainda jovem afirmam que ela era uma moça reservada, que fazia amizades; mas, não teve namorados.
Em 2007, no mês de março, ela completou 105 anos e recebeu a visita da Pastoral do Idoso, dos padres Givanildo e Janilson, e do bispo diocesano Dom Manoel Delson, que na ocasião, fazia uma visita pastoral a Paróquia.
A Pastoral do Idoso, em São João do Sabugi, é coordenada por Maria da Penha de Araújo e formada por sete líderes, com o total de 85 idosos cadastrados. Mensalmente, cada um dos líderes e sua coordenadora, visitam as residências dos idosos; evangelizando, trocando conhecimentos e exercendo a missão maior do ser humano, que é amar ao próximo como a si mesmo.

Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: