segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

São João escolhe Rainha do Carnaval, Rei Momo, Melhor Papangu e Quenga 2008

Foto João Quintino Medeiros Filho: Severina Xique-Xique (Quenga 2008), Érica Nóbrega (Rainha do Carnaval 2008), Radilson Lucena (Rei Momo 2008) e Tardelli ( Melhor Papangú 2008)

Foto (Anna Jailma): Egnaldo Medeiros participou do evento como cacique


Foto (Anna Jailma): nossa arte, nossa cultura

Foto (Anna Jailma): o palco destaca nossos papangús






Foto (Anna Jailma): os responsáveis pela organização e apresentação do evento, João Quintino, Desterro Costa (Morena de Zélia Fernandes) e Glauber Azevedo. Gente iluminada!


São João do Sabugi tem no carnaval, o segundo maior evento do ano, visto que, o primeiro é a festa do padroeiro em junho. No carnaval, os sabugienses preservam o frevo, a tradição do Zé Pereira, dos papangús, do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. Abram alas, nosso carnaval vai começar...se é que já não podemos dizer que começou! Há alguns dias que nossas crianças anunciam o carnaval, vestidas de papangús e usando chocalhos pelas ruas. No sábado, 26 de janeiro, o Clube Municipal ganhou máscaras e muito colorido no palco, nos jurados e organizadores do evento para escolha de Rainha do Carnaval, Rei Momo, Quenga e Papangú deste ano. A organização impecável teve o comando de João Quintino, Glauber Azevedo e Blocoió, um dos nossos blocos carnavalescos da cidade. A avaliação para escolha dos eleitos da noite, foi realizada por Egnaldo Medeiros, turismólogo e Rei Momo de 2007, que usou acessórios de cacique homenageando os índios; Lúcia Nery, professora, cabeleireira e Rainha do Carnaval em 1982; Franciston Oliveira, radialista de Caicó; Liz Fernandes, sabugiense eleita Miss Seridó em 2006; Luciano Morais, que coordena o tradicional bloco do Zé Pereira; Márcia Batista, que foi Rainha do Carnaval em 2002 e Scarlett O'Hara, Quenga 2005 e Miss Gay 2007.
Nossa Rainha do Carnaval é Érica Larissa Morais da Nóbrega, filha de Manoel de Itamar, e representou o Blocoió. Em segundo lugar, Maria Aparecida de Medeiros, do bloco Virou Mania e em terceiro lugar, Mariana Oliveira da Silva. O Rei Momo da nossa cidade é Radilson Lucena, filho de Ana de Libânio, também do Blocoió; o Melhor Papangu 2008 é Tardelli Araújo, do Bad Boys e Danilo Araújo, apresentando-se como Severina Xiquexique, tem o título de Quenga 2008, representando o Bloco do Lixo.
No próximo sábado, dia 02 de fevereiro, a corte do nosso carnaval, com Bonecos do Frevo e todos os blocos carnavalescos da cidade (garanto que são muitos!), passam pela Av. Honório Maciel, no frevo comandado pela Orquestra de Frevo e o carnaval sabugiense será iniciado oficialmente, havendo entrega da "chave da cidade" ao Rei Momo.




Anna Jailma - jornalista e blogueira

Um comentário:

João Quintino disse...

Jailma, obrigado pela divulgação do evento, que valoriza nossos talentos e fortalece a nossa cultura. O carnaval é, como você falou, a segunda maior festa sabugiense, e é bem dinâmica: ao mesmo tempo que perpetua algumas tradições, se renova ano após ano. Grande abraço!