sábado, 23 de fevereiro de 2008

CAERN capacita operadores da região

Na última quinta-feira, dia 21, a CAERN reuniu operadores da região Seridó, para ministrar treinamentos referente a novos equipamentos utilizados pela empresa. Os operadores tiveram um dia de encontro no Pingo D'Agua em Caicó, e depois tiveram testes práticos na sede da CAERN.

O treinamento ocorreu em Natal, com operadores da região Norte, Sul e Litoral Sul de Natal. Também já ocorreu o mesmo evento em Mossoró, reunindo as cidades de Assu, Pau dos Ferros e Mossoró. "A empresa está se preocupando em dar aos operadores uma qualidade de trabalho eficiente, para que ele tenha conhecimento sobre o produto que está usando, sobre o manuseio dos equipamentos e segurança do que está fazendo. Com isso adquirimos a fundamental qualidade do produto final, que é a água", diz Afonso Holanda, químico da CAERN.

O químico ainda comentou sobre a limpeza dos reservatórios d'agua nas residências. Segundo ele, a dona-de-casa deve utilizar somente água sanitária para a limpeza. "A cada seis meses, a dona-de-casa deve providenciar a verificação do reservatório de sua residência. Um produto que está ao alcance de todos nós, de todas as donas-de-casa é a água sanitária, que é uma solução de cloro a 2 ou 4% que é perfeitamente utilizada para desinfecção de seu reservatório. Ela deixe o reservatório com aproximadamente 2/3 de água, antes de secar, adicione meia garrafa de água sanitária e mexa com uma vassoura. Deixe um tempo de contato durante duas horas e em seguida abra todas as torneiras, dê descarga; não deixe de abrir nenhuma para limpar também as torneiras que, porventura, estejam contaminadas. No final, depois de totalmente seco, abre a torneira para encher o reservatório novamente; faz uma pequena lavagem, lavando inclusive, as paredes. Deixa secar novamente e em seguida, já pode encher totalmente o reservatório. Com isso a desinfecção já está feita em pelo menos 90%" indica o químico Afonso Holanda.

Novos equipamentos foram adquiridos pela CAERN, favorecendo o melhor tratamento da água. "Em Natal, conseguimos 55 operadores; em Mossoró 46 e em Caicó 43. Iremos realizar outro encontro, já que operadores que estão de plantão não puderem sair. Neste treinamento, os nossos operadores têm contato com o equipamento moderno que a empresa está adquirindo. Então, é preciso um treinamento operacional para que venham a funcionar dentro do esperado pela empresa ABREACA, que nos fornece o produto", conclui o químico.

De São João do Sabugi, estiveram presentes no treinamento, os funcionários Flávio Medeiros e Ricardo Araújo.





Anna Jailma - jornalista e blogueira.

Nenhum comentário: