sábado, 23 de fevereiro de 2008

CAERN realiza treinamento com funcionários

Equipamentos adquiridos pela CAERN
Operadores aprendem o manuseio na prática
Pirrita (Ipueira), Ricardo Araújo e Flávio Medeiros (São João do Sabugi) e o químico da CAERN, Afonso Holanda.
A CAERN realizou treinamento para seus operadores, na última quinta-feira, em Caicó, no Pingo D'agua. De São João do Sabugi, estavam participando do evento, Flávio Medeiros e Ricardo Araújo, que junto a outros operadores receberam orientações sobre manuseio de novos equipamentos adquiridos pela CAERN.
O treinamento já ocorreu em Natal e Mossoró, reunindo operadores de suas respectivas regiões do Estado. O químico da CAERN, Afonso Holanda, comentou sobre o treinamento e alertou as donas-de-casa sobre a limpeza do reservatório d'agua residencial, a "caixa d'agua". "Estes encontros visam capacitar ainda mais nossos funcionários sobre o uso de produtos e manuseio de equipamentos modernos, adquiridos pela empresa, para favorecer a qualidade da água. Também aproveitamos a oportunidade para comentar que a limpeza do reservatório residencial é importante. Indicamos que a cada seis meses a dona-de-casa providencie a limpeza da caixa d'agua, sempre utilizando água sanitária; que é uma solução de cloro. Ao esvaziar a caixa d'agua, deve ser deixado cerca de dois terços d'agua e acrescentar meia garrafa d'agua sanitária, mexendo com a vassoura e deixa por um período de duas horas. Em seguida abre-se todas as torneiras, favorecendo a limpeza das torneiras da residência. Depois esvazia a caixa e acrescenta mais água, limpando também as paredes da caixa com vassoura e abrindo as torneiras para secar totalmente. Em seguida, deixa a caixa receber água normalmente, para consumo da casa. Com isso, desinfecciona o reservatório em até 90%", disse o químico Afonso Holanda.
No evento ocorrido em Caicó, os operadores tiveram aula prática, manuseando os novos equipamentos e tiveram informações sobre produtos, equipamentos e segurança no trabalho; visando favorecer a qualidade da água e o trabalho dos funcionários.
Fotografias: Anna Jailma


Anna Jailma - jornalista e blogueira.

3 comentários:

Anônimo disse...

que curso foi esse que em sao joao do sabugi,estamos em situacao pecaria com a agua,e os funcionarios nao podem fazer nada??? se eles nao podem quem podera???

Anônimo disse...

nossa que treinamento?? e cade o chefao da caern de sao joao do sabugi???

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Caro anônimo,
O curso como explica a matéria foi sobre o manuseio de equipamentos e limpeza de reservatórios residenciais.
A falta d'agua independe da CAERN. Aliás, apesar de alguns setores da cidade de São João sofrer com escassez d'agua, ainda somos privilegiados. Em muitos Estados, inclusive em algumas cidades aqui do Estado, as pessoas já estão precisando de carros pipa para conseguir água para uso nas casas, devido a falta d'agua. No Ceará já decretaram estado de emergência e mais de 100 municípios usam carros pipa por lá. Em São João do Sabugi está havendo racionamento mas ainda não chegamos a um estado de emergência.
Vamos ser compreensivos, aprender a economizar água e principalmente nos conscientizar que a tendência do planeta é justamente esta: aprender a utilizar água com consciência e deixar de desperdiçar, para não chegarmos a uma situação de calamidade pública, como muitos já vivem por aí afora...