terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

III Conferência Regional do Meio Ambiente reuniu região Seridó em Caicó

Foto (Anna Jailma): Prefeito de Caicó, Bibi Costa; Coordenador Regional da Conferência, José Procópio de Lucena; Vice-Governador Iberê Ferreira de Souza e o chefe do Idema, Alvamar.

Foto (Anna Jailma): Vice-Governador Iberê e o Prefeito de Caicó, Bibi Costa.
Foto (Anna Jailma): No Centro Pastoral Dom Wagner a sociedade esteve presente em prol do Meio Ambiente.
Foto (Anna Jailma): Policiais ambientais presentes no evento
Foto (Anna Jailma): representantes de São João do Sabugi
Foto (Anna Jailma): representantes de Ipueira Foto (Anna Jailma): Pe. Neto, atuante na Conferência


Na última quarta-feira, dia 13, ocorreu a III Conferência Regional do Meio Ambiente, reunindo várias entidades, associações, políticos, estudantes, professores, policiais ambientais, sindicatos, agricultores e imprensa local, no Centro Pastoral Dom Wágner. O evento visa o enfrentamento das mudanças climáticas, avanço do mar e desertificação e reuniu representantes de todos os municípios da região Seridó, contando com a presença significativa de comitiva do Governo, inclusive, do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, que também atua no Governo como Secretário Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente e é coordenador da Conferência Estadual do Meio Ambiente; prevista para acontecer em março, na capital do Estado.
Durante a Conferência, o coordenador da Conferência Regional, José Procópio de Lucena, alertou para a necessidade de mais ação em prol do meio ambiente. “ É preciso mais ação. Se não fizermos as mudanças no rumo de um ambiente saudável, não teremos vida. Vamos construir nosso plano nas três esferas do Governo”, propôs Procópio.
O prefeito de Caicó Bibi Costa comentou sobre ações que visam qualidade de vida e melhoria do meio ambiente. “Nós prefeitos já encaminhamos emenda coletiva solicitando adutoras e para 2009, começamos a planejar a solução para o Lixão. Há um consenso de prefeitos do Seridó para disponibilizar consórcio e resolver os problemas do Lixão, com aterros sanitários. Se lutarmos através de emenda coletiva, obtemos o recurso junto ao Governo Federal” disse Bibi Costa.
O vice-governador Iberê Ferreira de Souza, enfatizou que é necessário a participação e conscientização da sociedade, junto ao Governo, para que haja ações concretas e prósperas em favor do meio ambiente. Ele também citou que o meio ambiente deve ser levado para as salas de aula. “O planejamento da Secretaria de Meio Ambiente terá como base as resoluções destas conferências para que seja um planejamento participativo, com a comunidade. Precisamos levar o Meio Ambiente para a Educação; para que as crianças cresçam conhecendo a importância do meio ambiente”, disse o vice-governador e secretário do Meio Ambiente no Estado.
De São João do Sabugi, estavam presentes no evento, os seguintes representantes: Onaide Lucena, Maria da Penha Araújo, Raquel Medeiros, Walquíria Mafra, Rubens Medeiros, Rubens Assis e representantes da Associação da Mata Cinzenta.
A cidade de Ipueira também esteve presente, com participação de Avani, Wxley Barreto e Bergson.

Anna Jailma – jornalista e blogueira

Nenhum comentário: