quinta-feira, 20 de março de 2008

Artesãos do Estado reúnem-se em Caicó

Foto (Anna Jailma ) - Conceição e Neta, artesãs sabugienses presentes no evento
Foto (Anna Jailma) - Governadora Wilma de Faria, prefeito Bibi Costa, de Caicó, e artesãs
Foto (Anna Jailma ) - Deputada Márcia Maia com artesãs do evento
Foto (Anna Jailma ) - Arlete Silva, coordenadora do CRACAS





Foto (Anna Jailma) - Governadora Wilma, Secretário do SETHAS, Fabian Saraiva, e Deputada Márcia Maia

Dia 20 de março é Dia de São José, o carpinteiro, e portanto, Dia do Artesão. Em Caicó, os artesãos de todo o Estado reuniram-se no Clube dos Oficiais do Exército - COFE, sendo homenageados pela governadora Wilma de Faria, que distribuiu micro créditos e comendas com as artesãs de todas as regiões do Estado.
Também estavam presentes no evento, o deputado estadual Vivaldo Costa, o superintendente do Banco de Brasil Luís Peres, prefeitos da região Seridó, o secretário Fabian Saraiva, da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Ação Social e a deputada estadual Márcia Maia, que fez questão de cumprimentar todas as artesãs presentes no evento.
No evento foi anunciado pela governadora Wilma de Faria que será criado o Museu do Artesanato em todas as regiões do Estado, inclusive, o Castelo do Engady, em Caicó, será o Museu de Artesanato do Seridó. Também foi destacado a redução de ICMS, que caiu de 17% para 1%, contribuindo para a comercialização interna e externa do artesanato. Além disso, será criado escolas de formação de artesãos, que visam o fortalecimento da atividade artesanal. Estes centros de formação serão criados nas Centrais do Trabalhador das regiões do Estado.
Fabian Saraiva, secretário estadual da SETHAS, em entrevista que me foi concedida, frisou as estratégias do Governo para fortalecer o artesanato. " Temos estratégias bem definidas: a primeira delas, as escolas de artesanato; uma rede de escola que irá funcionar em cada uma das Centrais de Trabalhador do Estado preparando os artesãos de toda região. Além disso, mais micro crédito, nossa meta para o próximo ano é de 1 milhão. No projeto de Desenvolvimento Solidário, até o ano passado a meta era de 1 milhão, para artesanatos e agora o investimento será de 2 milhões para o artesanato" disse Fabian Saraiva.
A deputada Márcia Maia, enfatizou o projeto das escolas do artesão. "O artesão é um empreendedor, então, ele também precisa saber como gerir seu próprio negócio e para isso o Governo lança a idéia maravilhosa, que são as escolas de artesão", disse a deputada.
A governadora Wilma falou sobre a riqueza do artesanato. " O artesanato é uma fonte de riqueza, de renda, de trabalho. Os artesãos são agentes da economia do Estado, fazendo crescer economicamente e socialmente", disse a governadora.
Vale destacar que, de São João do Sabugi, estavam presentes no evento, no COFE, as artesãs Maria da Conceição Fernandes e Neta (de Pereirinha), da Associação de Artesãs de São João do Sabugi, onde o bordado, o crochê e a pintura são desenvolvidos, com apoio CRACAS, de Caicó.

Anna Jailma - jornalista e blogueira




Um comentário:

geilma disse...

Participei desse evento e foi muito bom.
Parabéns vilma por esse trabalho que vc está fazendo.