sábado, 15 de março de 2008

Artista da Terra V - Zeneide Lucena









Zeneide Lucena Santos, de 68 anos, é minha tia, irmã de minha mãe. Deixarei a modéstia num recanto para falar de "Dêa" como artista da terra. Dêa é mestra na cozinha e no crochê, também arriscando fazer arte em colares; usando pedras, miçangas e até tampas de bebidas, em colar feito com "fuxico".
A arte sempre esteve presente em sua vida, nas mais diversas formas: integrou coral da Igreja de São João Batista, participou do teatro do Grupo de Melhor Idade, na coordenação de Valmira Morais (saudosa Teté) e quando tem oportunidade, ainda surpreende nos passos de bolero e valsa. Para criar, ela não precisa muito. Basta uma dica de uma amiga, uma aula prática e rápida na televisão ou numa revista e lá está Dêa criando e recriando. Se a arte incluir crochê ou gastronomia, ela vai acertar na primeira tentativa e depois, certamente irá aprimorar as primeiras dicas, com toques pessoais, idéias próprias.
Atualmente a nova descoberta de Dêa foi a arte em chinelos, com crochê. Os chinelos como havaiana, ipanema ou dupé, ficam um luxo, um charme. Arte pura, de gente da terra da gente.



Fotografias:

Zeneide Lucena - Anchieta França

Chinelos e colar - Anna Jailma




Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: