quarta-feira, 26 de março de 2008

Nosso Rio Sabugi está de "barreira a barreira"





O inverno chegou no Seridó fazendo transbordar açudes e barragens, banhando os rios da região e trazendo ao povo sertanejo, a esperança da boa colheita. Desde a última segunda-feira, dia 24, que as notícias trazem a certeza da chegada do inverno de 2008.
A região comemora as chuvas e alguns agricultores, se surpreenderam com a quantidade de chuvas, chegando até a 220 milímetros, na última segunda-feira, como ocorreu no Sítio Salgado, de propriedade do Sr. Tiago Chá, no município daqui de São João do Sabugi.
A barragem das Carnaúbas, entre Caicó e São João do Sabugi, com capacidade de 30 milhões de metros cúbicos, já está transbordando desde ontem. O nosso Açude Público Sabugi (da comunidade Santo Antônio), que tem capacidade para 65 milhões de metros cúbicos, falta menos de 1 metro para transbordar.
O açude Dourados de Currais Novos, que há 9 anos não transbordava, já está transbordando. O Itans, aguarda as águas do açude Esguicho de Ouro Branco, que está prestes a transbordar, com as águas vindas do Açude de Santa Luzia, na Paraíba; porém, o Itans está com apenas 27% de sua capacidade.
O inverno chegou, temos a garantia de muita pamonha, milho verde e canjica nas festas juninas!
Fotografias:
Fotos de Cida Galvão: Rio Sabugi banhando oiticicas e com Serra do Mulungu em névoa
Foto de Egnaldo Medeiros: Um banho na Barragem Carnaúbas
Foto de Olívio Morais: Rio Sabugi com Serra do Mulungu escondendo-se na oiticica
Anna Jailma - jornalista e blogueira

8 comentários:

Fenrisar disse...

See please here

Vanessa disse...

Noossaaa quantas fotos pefeitas..

Amooo fotografia

Nossa show de bola seu blog.. gostei mtoo.. sou a vanessa dona da comu mulheres jornalistas... Parabéns e continue assim ;)

Cleanto de Medeiros Brito disse...

Parabéns pelas imagens... De longe comemoro, pois sei o que representa para cada um de nós as águas que passam por baixo da ponte do Rio Sabugi.
Tudo de bom!

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Vanessa, que bom ter visitado meu blog e diante de seu comentário positivo, até me sinto lisonjeada. Obrigada.

Cleanto, nosso São João fica mais belo com a chuva, não é mesmo? Pena que ainda não podemos transmitir via net o cheiro de terra molhada e o frio gostoso que "toma conta" da nossa terra.

Anônimo disse...

É MUITO BOM VER OS RIOS CHEIOS,
AÇUDE, BARRAGENS É MUITO LINDO ISSO
PARABÉNS PELAS FOTOS.
ABRAÇOS.

Anônimo disse...

Olá,adorei seu espaço virtual,amei as fotos da terrinha se São João Batista,banhada pelas água do Rio Sabugi,que enchem nosso povo de alegria!!!mas ta faltando a principal foto,que é a foto do nosso açude Santo Antônio,que diga-se de passagem,talvez a maioria dos jovens de Sjs ainda ñ tiveram o privilegio de ver,mais uma obra perfeita de Deus!!!!!bgdão...

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Anônimos, grata pela visita e comentários. Sobre a fotografia de nosso açude Santo Antônio, somente hoje consegui com uma filha da terra. Infelizmente não tive como ir até o açude, devido ocupações no jornal que trabalho em Caicó. Grata pela compreensão e espero que goste das fotografias de nosso açude Santo Antônio hoje publicadas.

mirley carla disse...

As fotos estao perfeitas,bem pudera,com tantas paisagens lindas...


Parabéns pelo trabalho, é muito importante,pois com ele são joão pode está sempre perto,mesmo estando distante!