sábado, 15 de março de 2008

Semana Santa tem ampla programação

Nossa Jerusalém

Fiéis em Via Sacra vivenciando a Quaresma


A Procissão de Ramos sairá do Cruzeiro da Escola Estadual Sen. José Bernardo...


...passando pela Av. Honório Maciel, até a Igreja Matriz


A Paróquia de São João Batista, em São João do Sabugi, desenvolve ampla programação, convidando os fiéis à vivenciarem a Semana Santa de forma concreta. Neste domingo, haverá concentração de pessoas no Cruzeiro da Escola Estadual Senador José Bernardo, saindo em Procissão de Ramos até a Igreja Matriz de São Batista, numa referência a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Na Igreja Matriz, será celebrada a Missa de Ramos, pelo administrador paroquial Pe. Janilson Alves de Oliveira.
Da segunda ao sábado, haverá celebração do Ofício Divino, às 6h, na comunidade. Na quarta-feira santa, os fiéis reúnem-se pelas ruas da cidade rezando a Via Sacra, às 19h, com concentração ao lado da Igreja Matriz. Na quinta-feira santa, haverá Ofício da Agonia ao meio-dia na Igreja Matriz, com os fiéis vestidos de preto e Missa do Lava-Pés às 19h, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento até meia-noite.
O Tríduo Pascal inicia na sexta-feira da Paixão de Cristo, culminando no Domingo de Páscoa. Na sexta-feira, haverá celebração da Palavra da Paixão do Senhor, às 15h e logo após, procissão da cruz. O sábado é um dia marcado pelo silêncio, com a Igreja de portas fechadas até a hora da Vigília Pascal, vivenciando o repouso de Jesus Cristo no sepulcro. Na manhã do sábado, o Ofício Divino será rezado somente com as mulheres no cemitério, conduzindo jarras de água para lavar ou aspergir os sepulcros dos familiares. Às 23h, a comunidade leva velas para a Igreja Matriz onde será vivenciado a Vigília Pascal, a noite em que Jesus vence a morte para ressurgir glorioso ao amanhecer.
O Domingo de Páscoa é celebrado com júbilo, pela certeza da Ressurreição de Cristo. Haverá Missa da Ressurreição às 7h30 e às 19h30 na Igreja Matriz.
Fotografias: Anna Jailma

Anna Jailma - jornalista e blogueira

2 comentários:

Anônimo disse...

Jailma, que maravilha rever as paisagens do nosso Sabugi.Fico maravilhado e ao mesmo tempo, amargurado por não poder estar aí.Felizes são aqueles moradores cujo tempo saboreiam toda a beleza da nossa terra. Lembrança de Zeneide. Quase não tenho tido tempo para meu Blog. Muito trabalho. são três horários de ensino. duro. Beijos Jailma.Geraldo anízio

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Geraldo Anízio,

Tenho visitado seu blog, com tantas poesias. Adorei o "Vida boa é a dos outros..." Retrata bem nosso cotidiano. Volte sempre por aqui.
Abraço sertanejo.