sábado, 5 de abril de 2008

Itans transbordou na quinta-feira



Av. Seridó nas proximidades da EEJA - água do canal transbordou
Rio Barra Nova e ao fundo, o bairro João XXIII - adolescentes aventuram-se com bóia
Esta mulher comemorou a "sangria" do Itans nadando...
Eu nunca tinha visto...Itans transbordando...
Motoristas buzinavam na parede do açude, comemorando a "sangria"

As chuvas continuam em todo o Seridó. Todos os açudes e barragens da região Seridó estão transbordando. A última expectativa era pela "sangria" do Itans, que transbordou em 2004 mas estava faltando mais de 6 metros para transbordar este ano. Com as chuvas no Seridó e sertão da Paraíba, o açude Itans recebeu muita água e transbordou na última quinta-feira. Foi dia de festa em Caicó.
Em Caicó ouvia-se os populares "foguetões" e em todas as rádios da cidade havia contagem regressiva para a "sangria" do açude. Quando o Itans começou a transbordar, a parede do açude ficou lotada de motocicletas, automóveis e até um "carro de som" com radialistas, que foram animar o pessoal, comemorando e agradecendo a Deus, e a Sant'Ana pela chegada das chuvas e transbordamento do Itans. "Salve Sant'Ana gloriosa, nosso amparo e nossa luz..." cantavam os locutores e os caicoenses que passavam deslumbrados com a visão do Itans, renovado, renascido, lindo de viver!
O Rio Barra Nova que recebe águas do Itans está revelando uma de suas maiores cheias. O bairro João XXIII já tem desabrigados. Para quem está no bairro Paraíba, contempla o bairro João XXIII e o setor do Mosteiro das Clarissas, "ilhado". As pessoas que antes atravessavam o rio caminhando, agora atravessam de canoa ou deslocam-se por outro caminho que não seja o do rio Barra Nova.
Hoje choveu menos na região, mas o clima frio e as previsões de meteorologistas anunciam que as chuvas vão continuar...
Fotografias: Anna Jailma

Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: