sábado, 5 de abril de 2008

Lembranças de Outrora VI - Juventude no inverno de outrora





Neste Lembranças de Outrora, recordamos os invernos de outrora que, assim como hoje, reunia jovens sabugienses no Açude Público Sabugi e no Riacho Salgado.
O inverno traz bonança, colheita farta, alegria na vida dos sertanejos. Tanto ontem como hoje, a juventude comemora festejando nas águas da terra sabugiense, a chegada do inverno, sob as bênçãos de Deus.
Os de ontem e os de hoje têm empatia com o gosto da água de chuva, o cheiro da terra molhada, o banho na água que transborda, o passeio de canoa, a intimidade com a rede de pescar, que traz o peixe da água doce para a mesa...
Que seja preservado nos que virão, esta empatia, intimidade e entrega com o sertão nosso de todo dia...
Fotografia colorida (arquivo de Zeneide Lucena): da esquerda pra direita - No Açude Público Sabugi, Socorro Morais, Júlia Fonseca, Maria de Libânio, Zeneide, Norberto Cândido, Lúcia Nery, Judite Nery, Lenice Cavalcanti e Jalmir Lucena.
A segunda fotografia de cima para baixo (arquivo de Zeneide Lucena): No açude do Riacho do Salgado, na propriedade de Luís Chá, jovens divertem-se no inverno. Na turma está Maria das Mercês, Osvaldo Lins, Maria José de Medeiros, entre outros. Na frente, com o sobrinho Rubens Chá no colo, está Francisca Adalgisa de Medeiros (Francisca de Luís Chá).
A terceira fotografia (arquivo de Zeneide Lucena): Desterro Figueirêdo (de Hugolino) deixa-se fotografar na cachoeira do Riacho Salgado.
A quarta e quinta fotografia (arquivo de Ermita Lucena): minha mãe Ermita Lucena, acompanhada de sua prima Mina Nery e das amigas Ozilda Cavalcanti e Socorro Lins, no Riacho Salgado.

Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: