sexta-feira, 11 de abril de 2008

Longe de Casa VI - Família Januário


Foto (arquivo de família): Da esquerda pra direita - Edmundo,Egydio,Edvaldo,Elisa,Everardo e Eufrasio. Sentados: Edgar e Edite. Faltou o irmão Eudes, residente no Estado da Bahia.
Com o inverno no sertão, o número de visitantes no blog À Flor da Terra aumentou de forma significativa. Os sabugienses, principalmente os que residem em outros Estados, querem saber notícias do nosso inverno e contemplar as fotografias de rios, açudes, barragens que transbordam, personagens do inverno próspero; que acordam cedo para observar da ponte as águas do Rio Sabugi...
Longe de Casa retrata hoje uma reunião da família Medeiros Brito, ou simplesmente a família "Januário", como é conhecida entre nós; sertanejos que estão mais perto que longe, por estarem sempre "antenados" com as notícias de São João do Sabugi e região. Eles residem em São Paulo, na capital paulista, mas, nos blogs da região e nas notícias dos familiares, permanecem bem informados sobre os acontecimentos desta terra. Com a visita do irmão Edvaldo, proprietário do Sítio Jaçanã, os oito irmãos reuniram-se na capital paulista, tendo como pauta do dia o inverno de São João, o cheiro da terra, as fotografias mostrando a água correndo, a notícia do milho que cresce, do feijão-verde que já chega na mesa do sertanejo e a certeza da pamonha e canjica na festa junina... Gente da terra da gente é assim: tem o sertão preso na alma e na lembrança. Trabalha diariamente, constrói família e estabilidade financeira longe do sertão, mas o coração... este permanece aqui, encravado na terra sertaneja; tão forte e nobre quanto a majestosa Serra do Mulungu.
Reuniões como esta, lembrando e destacando a terra sabugiense, acontecem em São Paulo, com a família Januário; acontece no Rio de Janeiro, com familiares de Livinha; em Uberlândia, MG, com familiares de Sr. João Miguel; em Hortolândia com os filhos de Luís de América, com a família de Azinklésia França, com familiares de Sr. Severino Emídio e por tantos outros lugares deste Brasil, onde residem sabugienses que estão "longe de casa", mas, bem próximos pela "linha do coração".

Anna Jailma - jornalista e blogueira

Um comentário:

Zuli disse...

Jailma, em nome da família agradeço por ter postado esta foto da família que nunca tirou São João do seu coração, e passou para os seus filhos e netos esse amor pela nossa terra. Eu não sou Januário, mas me sinto da família de Chico Januário, pelo que eles representaram para mim e toda a minha família, de apreço, carinho e tudo o que se espera de uma família verdadeira. Eles merecem esta homenagem que você presta no seu blog. Abraço. Zuli