terça-feira, 15 de abril de 2008

Malabarista encanta trânsito em Caicó

Nos últimos dias, os sinais de trânsito de Caicó têm uma atração: o malabarista Josinaldo Oliveira, de 28 anos, surpreende pela arte, fazendo malabarismos nos segundos que o sinal está vermelho. Na Av. Coronel Martiniano, próximo ao CEJA, Josinaldo fez pedestres pararem nas esquinas e ganhou gorjetas dos motoristas que aprovaram sua arte.
Quando o sinal vermelho brilha no semáforo, é hora do show iniciar. Antes do sinal verde abrir, ele vai ao encontro daqueles que gostaram da apresentação e recebe gorjetas. “Já viajei para Natal e agora estou aqui em Caicó. O pessoal parece gostar do meu trabalho e muitos colaboram no sinal. O povo de Caicó me apóia. Sempre colaboram de forma positiva”, diz ele.
Nascido em Jucurutu, Josinaldo é malabarista há 10 anos e aprendeu esta arte no circo. Segundo ele, entrou no circo como empregado para desempenhar outras tarefas, mas, com o passar dos dias, aprendeu a fazer malabarismos e não parou mais. “É uma diversão para quem faz e para quem assiste. Além disso, é um trabalho para sobreviver. Vou mudando de sinal e mostrando meu trabalho onde passo”, diz Josinaldo.
Nas grandes capitais do país é muito comum haver apresentações de malabaristas em semáforos, sendo uma arte muito valorizada e prestigiada por todos. Acredita-se que o malabarismo é praticado desde a antiguidade. A arte de manipular objetos com agilidade e criatividade, é típica do circo e encanta os expectadores por lançar objetos no ar, realizando manobras e truques artísticos.


Fotografia: Anna Jailma

Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: