segunda-feira, 5 de maio de 2008

Combate a dengue!


Em São João do Sabugi, a Secretaria Municipal de Saúde e escolas, estiveram integradas em evento de combate a dengue. Pelas ruas da cidade, foram anunciadas as formas de combater o mosquito transmissor da dengue e estudantes orientavam a população; inclusive, apanhando copos descartáveis, latinhas de refrigerantes, sacos plásticos e outros materiais que são jogados nas ruas. Estes materiais podem acumular água de chuva, gerando foco da dengue.
Todos sabem que acumular água parada é "alimentar" focos da dengue, mas, precisamos alertar para possíveis acúmulos d'agua que, podem ocorrer na nossa casa, sem que a gente perceba.
POSSÍVEIS FOCOS: Já foi divulgado em meios de comunicação que há um tipo de cano de antena parabólica, que deixa abertura ao céu aberto, sem proteção contra o acúmulo da água de chuva. Neste caso, a orientação é que o cano seja vedado ou entupido com areia.
Outra questão que deve ser analisada, inclusive, pelos poderes públicos, é sobre as residências sem moradores. Casas fechadas, sem moradores, onde pode ocorrer acúmulo de lixo no quintal e falta de limpeza nas caixas d'agua, são verdadeiros focos da dengue. A caixa d'agua não é limpa, o sanitário não tem uso da descarga, o mato e o lixo acumulam no quintal junto com a água das chuvas e ninguém reside naquela casa ou faz alguma limpeza por lá...Então, este local pode ser foco da dengue. E o mosquito não fica somente naquela residência, ele atinge o vizinho e a comunidade; portanto, é um problema nosso!
Outros cuidados: lavar vasilhas d'agua dos animais constantemente, com sabão, evitando acúmulo d'agua por muito tempo. Mudar água dos vasos de flores naturais com freqüência ou substituir estas flores pelas artificiais, e a água pela areia. E cuidado com nosso hábito sertanejo de "aparar água de chuva". A água de chuva é maravilhosa, mas, nada de deixá-la dias e dias parada num pote ou em tambor d'agua...O mosquito da dengue também adora água limpa, portanto, utilize logo esta água, seja na geladeira, na cozinha ou mesmo no banho...
A dengue é problema de todos ou como dizem por aqui "é da conta de todo mundo".


Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: