sábado, 3 de maio de 2008

Novenas de Maio





Maio chegou e para encantamento dos sabugienses, as novenas em louvor a Maria, Mãe de Deus, enchem a Igreja Matriz de São João Batista. Nestes 31 dias de maio, é comum os sabugienses permanecerem vestidos de branco, em agradecimento a alguma graça alcançada e a Igreja Matriz recebe muitos fiéis todas as noites.
A Ladainha permanece em latim..."Regina Coeli..." (quem não lembra?), nas vozes de Dadinha, Zélia Fernandes, Marluce Brito, Eliene Medeiros, Terezinha de Macilon, Aristana, Irian Alencar, Nailde Araújo e o filho Clézio, Ermita Lucena, Socorro Lins, Maysa Paiva, Socorro Santos, Cícero Souza, Túlio Dantas e outros sabugienses que, fiéis a tradição, acompanham a ladainha em latim. Lica de Jesus, presença marcante nos corais da Matriz, não está comparecendo todas as noites, devido problemas de saúde.
No altar de Nossa Senhora das Graças, nossas crianças assumem seu papel de anjo, vestidas com trajes angelicais em azul, rosa, branco...algumas com os cabelos fazendo cachinhos e todas usando coroas de pequeninas flores; geralmente feitas por Maria e Gertrudes (Tutuca), artesãs filhas da saudosa América.
Também já estive vestida de anjo, cheia de cachos e usando coroa, durante as novenas de maio. A ansiedade pela noite de 31 de maio, era constante; pois, na última noite finalmente usávamos asas e tínhamos cestas cheias de flores para fazer chover flores em Nossa Senhora..."Flores, e flores, e flores, ó Maria..." Velhos tempos...e parece que foi ontem!
Que Maria nos abençoe.

Fotografias: Anna Jailma
Anna Jailma - jornalista e blogueira

2 comentários:

givani fernandes disse...

Ana Jailma sempre visito seu blog mas hj qdo vi seu comentário sobre o mês de maio me emocionei. Realmente as novenas em latim fazem recordar o início da minha carreira profissional q iniciei aí c boas recordações deste tempo,inclusive sua mãe foi mto importante me emprestava o caderno de PLANO eu n tinha experiência nenhuma. O Derradeiro de Maio era muita emoção tanto religiosa quanto social.
Abraços a todos especialmente sua mãe,Eliete, Zélia...
Abraços, Givani.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Givani, emocionada estou eu, em saber de sua visita constante no blog. Minha mãe, Zélia e Eliete sempre falam em você, como uma das pessoas especiais adotadas pelo coração dos sabugienses. E quando o assunto é o tempo de ensino, você é uma das principais personagens; sempre muito lembrada nas histórias da minha mãe.
Grande abraço.