sexta-feira, 23 de maio de 2008

Programas das Festa do Padroeiro estão impressos

Programa religioso

Foto-Dercílio Morais: O glorioso padroeiro São João Batista

Foto - Dercílio Morais: Nosso clima junino
A programação religiosa e social da Festa de São João Batista foi impressa e já encontra-se na terra de São João Batista. Neste ano, por orientação do bispo diocesano Dom Manoel Delson e do administrador paroquial Pe. Janilson, temos dois programas, sendo um religioso e outro social.
No programa religioso, sobressai a imagem do São João do Príncipe, de outrora, cortejando a Serra do Mulungu, majestosa. O coordenador da Secretaria Municipal de Cultura e Lazer, Dercílio Morais está divulgando a programação dos festejos em honra ao padroeiro.
A mensagem do administrador paroquial, Pe. Janilson Alves de Oliveira, traduz o entusiasmo dos devotos de São João Batista em celebrar com júbilo a festa do padroeiro, o agradecimento pela chuva que banhou nosso Rio Sabugi e vestiu de verde a Serra do Mulungu, fala sobre a fé que move montanhas, a fé que conduziu São João Batista – o precursor:

“... A fé nos faz crer em realidades que ainda não vemos nem tocamos, em coisas que ainda não temos nem possuímos, mas de que já cremos ser herdeiros. Foi esta fé que levou São João Batista a pregar no deserto, preparando os corações dos crentes para receberem o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.”

“...Temos a grata satisfação de louvar a Deus pelos inúmeros benefícios que Ele ricamente nos favoreceu, traduzidos pelas chuvas derramadas sobre nosso sertão. Nós nos alegramos com a cheia do Rio Sabugi, com a Serra do Mulungu, verde e exuberante – como uma noiva que se enfeita para as núpcias – com os campos férteis, com as ruas decoradas, com os filhos ausentes que se achegam para rever os familiares, amigos e conhecidos. Nós nos alegramos, enfim porque sentimos um clima diferente no ar. Sentimos uma atmosfera divina de Festa, é a Festa de São João Batista. A 'Festa de Junho', chegou.”


A programação religiosa registra abertura oficial da festa, às 17h, em 14/06, com Procissão, palavras de abertura e hasteamento da bandeira. Após a abertura, será realizado o Jantar de São João Batista, ao lado da Igreja Matriz, organizado pelo Clube das Samaritanas.
As novenas ocorrem de 15 à 23 de junho, às 19h, havendo presença de sacerdotes da Diocese, todas as noites. Na manhã do dia 15, é celebrada Missa às 7h30. Nos dias 17, 18, 19, 21 e 23, haverá Missa na Igreja Matriz, às 6h30. Dia 19 acontece Hora da Graça ao meio-dia; dia 20 haverá Missa dos Enfermos às 9h. Dia 22, Missa Dominical às 7h30 e Missa das Crianças às 9h30.
Em 16/06, é a Festa do Agricultor, o agradecimento pela boa colheita, pelo inverno cheio de bonança. Acontece passeata, às 9h, com agricultores conduzindo a colheita pelas ruas da cidade, com as associações rurais conduzindo carroças enfeitadas com frutos do campo. Em seguida é celebrada a Missa do Agricultor na Igreja Matriz.
Dia 24/06 ocorre encerramento da Festa de São João Batista com Missa Solene, às 10h, presidida presidida pelo Revmº Bispo Diocesano Dom Manoel Delson. Ao meio-dia acontece o Almoço de São João Batista, seguido de Leilão, sob organização do Conselho Paroquial e Econômico. Não consta local do Almoço de São João Batista, mas, acredito que será no Espaço de Eventos, como no ano anterior.
A Procissão de Encerramento será às 16h30, seguida de benção do Santíssimo Sacramento, palavra de agradecimento e descida da bandeira.
O coordenador da Secretaria Municipal de Cultura e Lazer, Dercílio Morais está divulgando a programação dos festejos em honra ao padroeiro. O blog À Flor da Terra agradece o recebimento da programação, para divulgação.
Que a fé em São João Batista ilumine nossos corações e nossas ações!
Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: