quarta-feira, 7 de maio de 2008

Saúde na Praça

Foto - Paulo Jr.: Complexo Turístico Ilha de Sant'Ana
Foto - Anna Jailma: Idosos são os mais interessados em integrar o projeto
Foto - Anna Jailma: Pela manhã e a tarde, é grande o fluxo de pessoas caminhando na Ilha

O Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal de Caicó, estão em parceria no projeto Saúde na Praça que será desenvolvido no Complexo Turístico da Ilha de Sant’Ana; visando a prevenção de doenças e o favorecimento da saúde, através de hábitos alimentares saudáveis e atividades físicas.
No período de 26 de março à 30 de abril, uma equipe técnica realizou inscrições na Ilha de Sant’Ana, cadastrando pessoas que pretendem integrar o projeto. As inscrições encerraram atingindo um número superior a 300 pessoas.
Os cadastrados recebem crachá de identificação e passam por consulta com a nutricionista Isabelly Cláudia e avaliação com o educador físico Thiago Araújo. Se necessário, ocorre encaminhamento para clínico geral, Dr. João Tarcísio, que também integra a equipe do projeto. Além destes profissionais, a equipe conta com Sâmara Rodrigues, no setor técnico; Ilaionária, como coordenadora técnica e Júlia, assistente, com o grupo de enfermagem.
Após a consulta com nutricionista e avaliação com educador físico, os cadastrados iniciam atividades físicas, divididas em dois grupos; adequando os exercícios ao perfil do participante. “Esta avaliação é necessária para dividirmos os grupos. As atividades serão desenvolvidas em duas horas diárias de atendimento. Inicialmente estaremos com hipertensos, diabéticos e idosos, e depois, com o grupo geral. Com o primeiro grupo será realizado dinâmica; atividades em grupo, de bem-estar social; e atividades físicas encaminhadas. Com o grupo geral, sem restrições em atividades, estaremos com aulas de aeróbica e aulas de ginástica de esforço”, explica Ilaionária, coordenadora técnica.
Se alguém apresentar alguma complicação na prática dos exercícios, haverá encaminhamento para o clínico geral e na Ilha, terá auxiliar de enfermagem, medindo, pesando e verificando pressão quando necessário. Na lista de cadastrados, os idosos são maioria; o que comprova a busca pela qualidade de vida. “Os idosos buscam hoje, além do bem-estar social, o bem-estar físico e o nosso grupo de idosos vem superando nossas expectativas”, comenta Ilaionária.
Os horários da prática de atividades físicas no Complexo Turístico serão na segunda, quarta e sexta, das 17h às 19h e na terça e quinta, das 6h às 8h.
As atividades sob orientação do Projeto Saúde na Praça, iniciam após inauguração da Ilha de Sant’Ana. Atualmente, todos os dias, pela manhã e a tarde, já é grande o número de pessoas caminhando na Ilha.



Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: