domingo, 11 de maio de 2008

Ser Mãe!

Foto França: Eu e mainha na Casa de Taipa, do São João em São João

Maio remete a mãe, a Maria, a esta rica mistura de doçura e coragem, de força e sensibilidade, de choro e riso. Ser mãe é sonhar de olhos abertos, enquanto embala a criança nos braços, entoando as mais belas canções, preocupar-se com o mundo que irá existir na juventude e na vida adulta de seu filho, lutar com garra pela sobrevivência e pelo bem-estar de seu filho.
Ser mãe é principalmente amar, com sabedoria de educar, ensinando, discordando e repreendendo quando necessário. Ser mãe é saber também impor limites.
Ser mãe não é somente dá a luz. É mais que isso, é saber viver a essência de "ser mãe". Há mulheres que tiveram muitos filhos e ainda não aprenderam a vivenciar esta magnitude, esta maravilha. Há outras que não conseguem gerar vidas e dá a luz, mas, vivenciam a grandeza de "ser mãe" porque têm a sabedoria de compreender e vivenciar este sentimento.
Para todas as mães, para as muitas Marias, os sinceros parabéns; em especial, para minha mãe Ermita, que aos 40 anos me deu à luz, em 1975, e me transmite lições de vida e de amor, todos os dias.


Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: