segunda-feira, 23 de junho de 2008

23 de Junho - Noite da fogueira!


Iran Brito deu início a queima da fogueira

Totó Medeiros executando o hino do padroeiro


Prestigiando a fogueira de São João!

Totó Medeiros, Dacineide, Beto, Neto e Ednaldo Lucena




A alegria de soltar fogos...



Batista de Lêda e sua filha: o amor pela tradição, que passa de geração a geração


"...A fogueira está queimando em homenagem a São João, o forró já começou...vamos gente, arrasta pé neste salão..."

Precisamente as 18h de hoje, foi acesa a fogueira de São João Batista, ao lado da Igreja Matriz. A queima da fogueira, que integra a tradição dos nossos festejos, era em outrora montada e queimada pelos avós de Iran Brito e João Batista Brito (Brito de Zoé) e hoje, a tradição é perpetuada pelos seus netos já citados.
Rodeando a fogueira, sabugienses assistiram o queimar da fogueira, enquanto crianças brincavam soltando fogos. Entre os mais atentos ao ritual junino, estavam: Maria Ilza Brito e o esposo Beto, João Batista Brito, Iran, Batista de Lêda e Dacineide, Morena e Ronaldo, Rinaldo Araújo, Neto (que montou a fogueira neste ano), Dida Santos, Marcia Brito ( filha de Gesso que antes doava a lenha, trazida do Pedra e Cal), esta blogueira e Totó Medeiros, que acompanhou o queimar da fogueira executando o hino do padroeiro em saxofone: "Ó São João/Ó São João, glorioso/ Bem sabeis quanto vos amo..."




Fotos: Anna Jailma
Anna Jailma - jornalista e blogueira

5 comentários:

Moacy Cirne disse...

Oi, SJS está duplamente homenageada: no Balaio e no Poema/Processo. De resto, gostei de ver as fotos do São joão entre vocês. Beijos.

João Quintino disse...

Jailma, muito linda a imagem da fogueira, à parte minha preocupação ecológica. Quanto aos fogos, acho-os lindos, mas não podemos esquecer dos riscos, principalmente para as crianças. Abraço!

Maria disse...

Parabens Ana, são raros os blogs atualizadissimos como o seu. Não tive condições de ir reencontrar minha querida familia, participar das reuniões dos Porocas na casa de minhas primas, mas mim senti como se tivesse ai, todos os dias visito seu blog e bate aquela saudade de todos. Um grande beijo pra você e meu primo Totó viu? xero e parabens, Loloza

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

João e Moacy,
Obrigada pela presença no blog! Feliz São João para ambos.

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Loloza,

A grande missão deste blog é esta: levar nossa terra São João do Sabugi, aos que estão longe e assim tê-los perto, aqui conosco, como diz a música Boa Festa:"os que estão mais distantes e aqui queriam estar/revendo seus parentes na amizade do lar..."