segunda-feira, 23 de junho de 2008

BATATA DOCE, CAFÉ DE BARRELA E MÚSICA...

O sax na casa de taipa...

Marluce ouvindo as músicas do "casarão dos Capibas"


Enquanto Nanuca ensinava Dercílio à fazer café de barrela.

No fundo de quintal: a reunião em torno da música de outrora


Batata doce cozida...

...e o café de barrela.

A alegria da batata doce com café de barrela

Esta blogueira, com Totó Medeiros e João Batista Brito, no banquete do sertão


Familiares de Maria do Céu, com Graça Caboclo e Dercílio Morais


A partilha da batata doce

Compartilhando o café de barrela

Uma trempe, uma panela de barro, o fogo feito com marmeleiro ao lado da casinha. Batata doce, uma chaleira de zinco, café de barrela e um saxofonista tocando músicas de outrora. Com tudo isso, a festança foi grande na casa de taipa.
Durante toda a manhã de ontem, dia 22, a casinha foi ponto de confraternização, de recordações, de aconchego. Nanuca Brito e Dercílio Morais foram os responsáveis pelo café de barrela, onde o café, água e açúcar são levados ao fogo de uma só vez. Quando ferve, acontece tradicionais batidas na chaleira de zinco e o pó sobe na fervura, sendo retirado de colher, sem coar. O resultado é um café forte, gostoso, especial, servido em quengas de coco ou cumbucas de barro.
Totó Medeiros e esta blogueira foram responsáveis pelo cozimento das batatas na panela de barro. Depois de tudo pronto, a festa: no quintal da casinha, na sombra da mangueira, numa mesinha de Zélia Fernandes foi montado o banquete. Panela de barro, pratos de ágata, quengas de coco, cumbucas de barro, o café de barrela e as batatas.
O som do sax de Totó Medeiros, trouxe muitos visitantes à casa de taipa: Royal Cinema, Branca, Sertão de Canindé, Triste Partida e outras músicas que marcam a lembrança dos sabugienses, chamavam as pessoas até a casa de taipa.
A família de Joãozinho Poroca e Maria do Céu Linhares compareceu. A batata doce e o café de barrela foram saboreados por todos. Na camiseta deles, uma frase de Maria do Céu “São João do Sabugi, onde fui mais feliz”.
O riso estampado no rosto mostra a satisfação sertaneja dos visitantes em festa.


Fotos: Anna Jailma
Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: