terça-feira, 22 de julho de 2008

Filarmônica Eco da Terra marcou presença na Casa de Cultura de Caicó


Filarmônica Eco da Terra, sob regência do maestro Ubaldo Medeiros
A alegria e o assobio de Pe. Gleiber Dantas

A contemplação de Pe. Neto

A presença de Dinha - da Casa de Cultura, D. Dalvaci Araújo - mãe do maestro e Ir. Hildegardis, pilar fundamental da Filarmônica Eco da Terra
Dodora Medeiros, diretora da Casa de Cultura
e maestro Ubaldo Medeiros


Maestro Totó Medeiros, esta blogueira e alguns membros da Filarmônica Eco da Terra.
Maestro Ubaldo Medeiros apresentando a Filarmônica Eco da Terra
Acordes sob a batuta do maestro Ubaldo Medeiros e as bençãos de Sant'Ana



Na abertura da Festa de Sant’Ana, dia 17 de julho, a Filarmônica Eco da Terra, do Assentamento Modelo II de João Câmara, esteve presente na Casa de Cultura Popular, de Caicó; apresentando música de qualidade e encantando um público entusiasmado que a todo instante interagia com o maestro Ubaldo Medeiros, solicitando músicas e aplaudindo a apresentação.
A Filarmônica Eco da Terra é composta por aproximadamente 40 adolescentes, todos eles residentes no Assentamento Modelo II de João Câmara. Atualmente a Eco da Terra tem patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, através da Associação de Mulheres Girassol , formada por mulheres que vivencial a luta pelos seus direitos e produção de renda, organizadas em lotes de terra onde produzem e vendem seus produtos. Junto a Associação de Mulheres Girassol está o apoio fundamental da Irmã Hildegardis, da Ordem do Imaculado Coração de Maria. A Irmã Hildegardis é descendente de alemães, pós-graduada na área social e membro de uma família de músicos; onde seu pai tocava trombone em banda de alemães no Rio Grande do Sul e ela própria estudou piano na sua formação; bem como, incentivava a participação na liturgia, com o canto e percussão realizada com chocalhos, feitos de tampas de garrafas. Este vínculo da Irmã Hildegardis com a música e a preocupação das mães da Associação de Mulheres Girassol, em ocupar seus filhos em atividades sociais, fizeram brotar a Filarmônica Eco da Terra, com crianças e adolescentes que fazem sua essência florescer e dar frutos através dos acordes.
“A busca era grande a procura de um maestro que quisesse ir trabalhar, mas não encontravam. Foi quando o SEAPAC de Natal fez contato comigo e no início nos deu apoio, junta à família da Ir. Hildegardis, comprando os primeiros instrumentos para a formação de um grupo de flautas, e começamos o trabalho de formação de um grupo musical. Hoje não temos mais nenhum vínculo com o SEAPAC, porém continuamos em uma parceria com a congregação a qual Ir. Hildegardis pertence, no apoio de 7 alunos que já estudam música em Natal e temos um espírito cristão. Todos os meus trabalhos estão voltados para o formação do indivíduo e não basta ser bom músico; primeiramente, boa pessoa e a fé em Deus está acima de qualquer valor. O homem sem Deus não é nada. Iniciamos os trabalhos com o grupo de flauta, no dia 08 de junho de 2004 e a Filarmônica no dia 19 de agosto de 2006. Todo trabalho de musicalização completou 04 anos e a Filarmônica Eco da Terra vai completar no próximo mês de agosto 02 anos”, diz o Maestro Ubaldo Medeiros, responsável pela regência da Filarmônica Eco da Terra.
Em frente a Casa de Cultura, de Caicó, após a abertura da Festa de Sant’Ana o som dos instrumentos encantaram ainda mais o clima de festejo em louvor a Sant’Ana. Meninos e meninas do Assentamento, deram um show de musicalidade e harmonia; regidos pela batuta do Maestro Ubaldo Medeiros. Transmitiram paz e amor nos acordes, promoveram um clima de confraternização entre os presentes. “Felizes os os puros de coração porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz porque serão chamados filhos de Deus” ( Mateus 5, 8-9)
Anna Jailma - jornalista e blogueira

2 comentários:

Anônimo disse...

MEU CORAÇÃO FICA PLENO DE ALEGRIA AO VER MEUS IRMÃOS DE SANGUE, FÉ E DE MÚSICA BRILHANDO!!!
SÓ POSSO DOBRAR MEUS JOELHOS SOFRIDOS E ROGAR A SÃO JOÃO BATISTA!!!!!!

BEIJOS,
URBANO MEDEIROS + REGINA + FILHOS + NETO

ANNA JAILMA - annajailma@yahoo.com.br disse...

Urbano Medeiros e familiares, obrigada pela abençoada visita. Grande abraço.