quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Campanha contra rubéola começa sábado

O Ministério da Saúde lança no país a Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola. Em 2007, 70% dos casos de rubéola do país foram identificados em homens, portanto, a campanha deste ano é destinada para homens e mulheres. No Rio Grande do Norte, a faixa etária para vacinação é de 12 a 39 anos de idade. Em alguns Estados do país, somente a partir dos 20 anos.
Em São João do Sabugi, agente de saúde estão visitando as residências e avisando sobre a campanha de vacinação. O Dia "D" de Vacina contra Rubéola em nossa cidade, será no próximo sábado, no Hospital Dr. Kival Gorgônio e no PSF localizado no bairro Novo Horizonte. Para serem vacinadas, as pessoas devem levar cartão de vacina ou carteira de identidade.
Durante a próxima semana, a vacina continua disponível, atendendo as pessoas que por algum motivo não puderam comparecer no sábado.
A rubéola é uma doença infecto-contagiosa que provoca sintomas como febre, manchas pelo corpo, dor nas articulações, perda de apetite e tosse. Quando a mulher está grávida e é infectada pela rubéola, a doença pode provocar aborto ou o nascimento de crianças com síndrome da rubéola congênita; que pode causar deficiência auditiva, lesões oculares (retinopatia, catarata, glaucoma), mal formações cardíacas e alterações neurológicas (microcefalia, meningoencefalite, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor).
Lembre-se: sábado, dia 09 de agosto, você tem um compromisso com si próprio - vacinar-se contra rubéola!
Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: