domingo, 21 de setembro de 2008

7 de Setembro - muitas lições na avenida

Escola Estadual Santa Teresinha
Escola Municipal Padre Joaquim Félix
Escola Estadual Senador José Bernardo

O Dia da Independência em nossa cidade trouxe para a Avenida Honório Maciel, vários assuntos que estão em pauta na nossa história e no mundo que nos rodeia.
As instituições de ensino, Escola Estadual Senador José Bernardo, Escola Estadual Santa Teresinha e Escola Municipal Pe. Joaquim Félix, desfilaram pela avenida, culminando na Praça Antônio Quintino de Araújo; onde autoridades do município estavam presentes.
A tarde, por volta das 15 horas, as pessoas já estavam nas ruas, esperando o desfile passar. Os estudantes sabugienses começavam a passar, alguns para o "Santa", outros para o "Municipal" e outros para o "Senador". Há os que usam uniforme da escola e os que transformam-se em personagens, conhecidos por eles na sala-de-aula, recém-descobertos nos livros, nas explicações dos educadores, nas notícias de TV ou simplesmente no mundo que os rodeia.
Precisamente às 16 horas, o desfile começou: Imigração japonesa, Olimpíadas de Pequim, 200 anos da vinda da Família Real de Portugal, para o Brasil, surgem na avenida.
Além disso, a população é convidada a viver um momento de conscientização: Estudantes retratam os direitos humanos, mostram a insegurança da sociedade moderna e as ações do homem como: poluição, uso de agrotóxicos, poluição sonora, agressão ao meio-ambiente...
São aulas que ultrapassam as paredes das escolas e vão para as ruas. Cabe a cada um de nós, entender a mensagem, ter a capacidade de analisar e de encarar o mundo que nos cerca, abrindo os olhos e reconhecendo que no 7 de setembro, ainda temos muita "independência" para conquistar dentro de nós e na comunidade que vivemos.


Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos: Anna Jailma

Nenhum comentário: