domingo, 5 de outubro de 2008

ELEIÇÕES 2008 - RESULTADO FINAL

Com as eleições encerradas, o prefeito eleito é Aníbal Pereira de Araújo (PMDB - PSDB), que tem como vice, Vivarte Medeiros Brito.
Elísio Brito de Medeiros Galvão (DEM – PSB – PR – PV) teve 2.277 votos e Aníbal 2.335, vencendo Elísio Galvão com maioria de 58 votos.
De 4.870 eleitores do município, 132 eleitores não compareceram as seções para votar, 28 optaram pelo voto em branco e 98 eleitores tiveram o voto nulo.

VEREADORES


Os votos válidos totalizaram 4.601, sendo 4.356 nominais e 245 de legenda. 30 eleitores votaram em branco para vereador e 107 votaram nulos.

Os vereadores eleitos foram:

Francisco das Chagas de Medeiros Galvão: 396 votos
Isaías José do Patrocínio Fernandes: 367 votos
Marcílio de Medeiros Dantas: 318 votos
Rutênio Humberto de Araújo Medeiros: 308 votos
João Batista Garcia de Medeiros: 288 votos
Wilson Pereira Mariz: 258 votos
Cipriano Alves da Costa Neto: 253 votos
Carlindo de Souza Dantas Júnior: 219 votos
Yuri Giordano de Araújo Medeiros: 206 votos

Votação dos demais vereadores:

Dalvaci Teixeira de Araújo: 204 votos
Alcides Carneiro de Morais: 191 votos
Maria de Fátima Mariz de Souza Medeiros: 190 votos
João Batista de Araújo: 179 votos
Quintino Liberalino de Araújo: 179 votos
José Artur de Almeida Feitosa: 178 votos
Josecler Garcia de Medeiros: 174 votos
Wendell Wesley de Araújo Fernandes: 106 votos
Herberto Souza Palmeira: 65 votos
Valtênio Lucena de Araújo: 62 votos
Manoel Silvano Neto: 47 votos
Lucas José de Lima: 45 votos
Ana Aládia de Araújo: 36 votos
Josival José de Figueiredo: 36 votos
Alzira Lins Gorgônio: 29 votos
Jailson Morais: 11 votos
José Sérgio da Silva Freitas: 11 votos
Sobre os votos nulos desta eleição: Fiquei surpresa com a quantidade de votos nulos desta eleição. Considero alto uma quantidade de 98 votos nulos para prefeito e 107 nulos para vereador.
Sei que a Justiça Eleitoral faz o possível para transmitir o máximo de conhecimento aos eleitores sobre a forma de votar, inclusive, disponibilizando urnas eletrônicas em locais públicos; como nos Correios, com profissional para ensinar o procedimento. Mas, mesmo assim, com esta quantidade de votos nulos, acredito que este trabalho deve ser maior; de forma intensiva, abrangendo uma maior quantidade de pessoas, principalmente os idosos.
Em cidades como São João do Sabugi, que o número de eleitores não é tão grande, seria interessante que houvesse visitas nas residências de idosos, a fim de melhor orientá-lo; visto que, este público, costuma ter maior dificuldade em entender o procedimento. Seria bom também que em períodos eleitorais, as escolas incentivassem os estudantes a ensinarem os idosos da família a votar, falando sobre o posicionamento dos números na urna, ensinando sobre a utilização da tecla amarela, para eventual correção, etc.
Aos eleitos: Desejo-lhes que o bem-comum seja prioritário para todos vocês, pois, ser representante do povo, corresponde a trabalhar e beneficiar a população, toda a comunidade; independente de partido. Que os melhores projetos sejam desenvolvidos e colocados em prática, contribuindo para o crescimento de São João do Sabugi e seu povo.
Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: