quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A poesia de Monsenhor Walfredo...

"Tem juremas, tem pereiros/Angico - madeira amiga/ Mofumbo, pau d'arco, urtiga/ Minha terra tem cardeiros/ Tem frondosos juazeiros/Que não secam no sertão/ E viçosos sempre estão/ Oiticicas, catingueiras/Imburanas, aroeiras/Tem xique-xique e pinhão."
( Minha terra tem cardeiros, tem xique-xique e pinhão).

"Quando a terra renascida/Se reveste de esperança/E tudo cheira a bonança/Como é bela a nossa vida!/A natureza florida/Tranqüiliza o coração/ Há uma transformação/Em tudo que nos rodeia/E o homem não se aperreia/Quando chove no sertão."
(Como é bela nossa vida, quando chove no sertão)


"Por onde a vista se alonga/Quando contempla um roçado/Vê somente ali plantado/Algodão de fibra longa/ Mesmo o grito de araponga/No juazeiro maior/Ecoando em derredor/Parece dizer mais forte:Entre os algodões do Norte/É de todos o melhor."
(Algodão de fibra longa, é de todos o melhor)

"Há chuvas nas cabeceiras/Quando a noite é invernosa/Ruge na manhã cheirosa/ O ronco das cachoeiras/ Passam céleres, faceiras/As aves que em bando vão/Voando pela amplidão/A chuva é benção divina/Alegra, fecunda, anima/Enche de festa o sertão."
( O ronco das cachoeiras enche de festa o sertão)

Quando acordo de manhã/E me dirijo ao mercado/Pela carne do cevado/Não troco curimatã/ Vejo xaréu, curimã/Cioba boa para assar,/Mas não desejo comprar.
Não troco os peixes de açude,/A não ser que o gosto mude,/Pelos pescados do mar
(Não troco curimatã pelos pescados do mar)
Todas as tarde quando aborrecido
Dos estudos, labores escolares
Deixo esta banca quando eu embevecido
Nos livros estendia meus olhares
Chego a janela...aí, gado querido
Vou divisando cheio de saudades
Então meu coração, triste e dorido
Aumenta de saudade meus pesares
Tenho saudades da manhã fagueira
Manhã da infância pura e passageira
Qu'enganosa depressa assim correu...
Tenho saudades da mamãe bondosa
Em tarde loira, bela e pressurosa
Osculando co'amor o rosto meu
(Saudades - 1925)

Postagem e fotos: Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: