quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Relembrando o Centenário de Monsenhor Walfredo






Caico festejou 100 anos de Monsenhor Walfredo Gurgel, de 1° a 6 de dezembro. A programação envolveu apresentações da Filarmônica Recreio Caicoense, dos trovadores, violeiros, e variados eventos como exposição de fotografias da história de Monsenhor Walfredo, lançamento da revista O Monsenhor e três noites de Seminário 100 anos de Walfredo, que apresentou as conferências "Walfredo, o Padre", "Walfredo, o Educador" e Walfredo, o Político".
Encerrando a semana alusiva ao centenário de Monsenhor Walfredo Dantas Gurgel, houve encontro da Família Dantas, descendente das Oiticicas, no dia 06 de dezembro, no Clube Pingo D'Água.
O blog À Flor da Terra registrou a Exposição 100 Anos de Monsenhor Walfredo, que permaneceu a disposição do público, de 01 à 05 de dezembro, na Casa de Cultura Popular de Caicó.
A Revista O Monsenhor contou com apresentação de Padre Gleiber Dantas de Melo, familiar de Monsenhor Walfredo e segundo sacerdote da ramificação da Oiticica da família Dantas; que "enverga mas não quebra".
A exposição reuniu fotografias da infância, dos momentos de estudo do Monsenhor, além de muitas fotografias que registram momentos políticos e sua trajetória no sacerdócio. Documentos, panfletos de campanhas eleitorais, poesias de autoria de Monsenhor Walfredo falando sobre o sertão e suas peculiaridades, um bilhete conselheiro de sua mãe, fotografias em Roma e tantas outras recordações estavam em exposição; perpetuando a história de Monsenhor Walfredo, que marcou a história do Rio Grande do Norte e a memória do povo seridoense, por ter sido plenamente exemplar e competente; como homem do sacerdócio, da política e da Educação.
Quero ainda registrar que na noite de 02 de dezembro, as sabugienses Ermita Lucena, Nailde Araújo, Bernadete Pereira de Araújo e Aideé Dantas, viajaram à Caicó, à noite, especialmente para a Missa em Ação de Graças pelos 100 anos de Monsenhor Walfredo; refletindo a sincera adimiração e respeito destas sabugienses pela história de Monsenhor Walfredo.
Segue aqui no blog À Flor da Terra, registros da noite de 1° de dezembro, durante abertura dos festejos alusivos ao Centenário de Monsenhor Walfredo.
Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos: Anna Jailma

Nenhum comentário: