terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

CARNAVAL DE CAICÓ - O MAIOR DO SERIDÓ


Neste ano o carnaval de Caicó tem estimativa de 90 mil foliões por dia, fazendo a festa da folia pela capital do Seridó, Cidade do Carnaval.
A Polícia Militar divulgou a estimativa de 90 mil foliões diariamente, com base na movimentação dos blocos de rua, como o Ala Ursa do Poço de Sant’Ana, conhecido também como Bloco do Magão, e o Treme-Treme, que promete levar axé pelas ruas da cidade, no mesmo percurso do Ala Ursa, em horários distintos.
Para o Complexo Turístico Ilha de Santana, a estimativa da Polícia Militar, é que em cada noite, o corredor da folia seja palco para 50 mil foliões. E para garantir a segurança, o Comando do 6º BPM vai disponibilizar 200 policiais por dia, que vão estar divididos em setor de Trânsito, Cavalaria, Grupo Tático de Combate, Setor de Inteligência e Ambiental.
A partir das 14 horas, os veículos não autorizados são proibidos de entrar no itinerário dos Blocos Ala Ursa e do Treme-Treme, pois o mesmo estará totalmente isolado.
Outra medida de segurança adotada pelo Comando da PM, é de que será coibida a utilização do "mela-mela", de substâncias que possam causar riscos a saúde dos foliões.
Quanto à bebida, não será permitido que o folião entre na Ilha com vasilhames de vidro. A bebida deve estar em recipientes plásticos.
Não será permitida a entrada de veículos no interior da Ilha a partir das 16h, pela ponte da Av. Seridó, devendo os veículos de abastecimento entrar até às 18h pela passagem molhada da Rua Visitador Fernandes ( Rua do Educandário Santa Teresinha).
Após às 18h somente terá acesso à Ilha os veículos de urgência e veículos que ficaram estacionados no estacionamento privativo (próximo ao ginásio), além dos veículos com adesivos dos camarotes, para o estacionamento privativo; todos devendo entrar e sair pela Rua Visitador Fernandes.
Os moto-taxistas vão estacionar na Av. Beira Rio, com entrada e saída pela Rua Visitador Fernandes e os táxis permanecem na frente da Catedral de Sant'Ana.
No Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, os equipamentos de som podem ficar ligados até as 4 horas da manhã. Em outros locais, somente até as 10 horas da noite.
Nesta semana, dia 12, as 18h30, vai haver reunião da Juíza Cinthia Cibele, com presidentes de blocos carnavalescos de Caicó, e dos blocos de outras cidades, que participam do carnaval caicoense. A reunião será no Plenário da Câmara Municipal, para anunciar medidas importantes aos blocos.


PROGRAMAÇÃO - ILHA DE SANT'ANA:

18/02 - quarta-feira - Abertura oficial com Capilé e Detona.
19/02 - quinta-feira - Inala, Max e Banda
20/02 - sexta-feira - Pra Abalar e Pegação Elétrico
21/02 - sábado - Bakulejo e Fátima Moreno
22/02 - domingo - Cavaleiros Elétrico e Pawleira do Brasil
23/02 - segunda - Lane Cardoso e Aryaxé
24/02 - terça - Cheiro de Menina e Marquinhos Carrera


BLOCOS DE RUA FAZENDO A FESTA DA FOLIA:

ALA URSA DO POÇO DE SANT'ANA: A cada ano, cresce o Ala Ursa do Poço de Sant’Ana, o popular "Bloco do Magão". Uma multidão eufórica toma conta das ruas, com fantasias e muito frevo.

Neste ano o maior bloco de rua do Estado sai as ruas a partir da quarta-feira, dia 18, com a orquestra de frevo puxando o Camburão da Folia; bloco dos policiais militares.
Na quinta-feira, dia 19, a orquestra marca o passo do bloco Psicofolia, com presença de portadores de necessidades especiais; e na sexta, dia 20, as kengas são atração principal, levando muito riso a multidão.
No sábado, dia 21, "Magão a todo vapor" é o título do arrastão da folia e no domingo, 22, é o dia das ruas ficarem lotadas de papangús.
A segunda-feira, dia 23, leva para o arrastão, os grupos da terceira idade marcando o passo do frevo ao som da orquestra e na terça-feira, 24, é o dia da Pegadinha do Magão: os jovens usam pirulito identificando se estão ou não liberados pra beijar. Quem quiser beijo, levanta o pirulito e quem for comprometido, não levanta o pirulito de jeito nenhum.
Na quarta-feira de cinzas, dia 25, conhecida pelos foliões como “quarta-feira ingrata”, o Ala Ursa fecha as cortinas como abriu: com o camburão da folia levado pelos acordes da orquestra de frevo.
A música do Ala Ursa é o tradicional frevo e marchinhas carnavalescas.
Para integrar o Ala Ursa do Magão e se deixar levar pela magia das burrinhas, bonecos gigantes, mela-mela, muita serpentina e confete, só é preciso um ingresso: alegria!

BLOCO TREME-TREME: Neste ano, surgiu em Caicó o Bloco Treme-Treme que promete levar axé pelas ruas de Caicó, inclusive contando com quatro atrações no carnaval.
A partir do dia 20 de fevereiro, o Bloco Treme-Treme vai estar com seu Trio Elétrico no carnaval de Caicó, realizando cinco arrastões da folia: na sexta de carnaval, a partir das 17h, o Treme-Treme sai as ruas com o tradicional Bloco das Virgens, onde homens se vestem como mulheres e mulheres se vestem como homens.
Todos os dias, a concentração será no final do Calçadão, iniciando a animação às 16h e saindo às 18h pela cidade.
O trio elétrico do Treme-Treme vai fazer o carnaval do axé com Banda Detona, Max e Banda, Marquinhos Carrera e o Dj Jorge Carvalho de Campina Grande, Paraíba. É uma nova opção de bloco de rua para o público que prioriza o axé.

A TROÇA DO CALDO:
Já tornou-se tradição dos foliões de Caicó, começarem o dia nas proximidades do açougue público tomando caldo. Eles saem da folia na Ilha de Sant’Ana e vão tomar caldo no açougue ou no Restaurante Ponto Certo.
A partir disso, amigos se reuniram e decidiram formar mais um bloco de rua em Caicó: A Troça do Caldo, que vai reunir foliões que amanhecem nas ruas.
O bloco pretende sair às 4h da Ilha de Sant'Ana, percorrendo as ruas até as proximidades do açougue, curtindo a ressaca ao som de marchinhas carnavalescas, e frevos, tendo um acréscimo nos instrumentos musicais: a sanfona.
Este é o primeiro ano do bloco e a primeira edição da Troça é batizada como "1ª Concha", numa referência as conchas de caldo quente, servido nas madrugadas de ressaca.
A organização também definiu que devido a concentração ser as 4h, não terá sonorização, mas terá duas orquestras.
Ficou ainda agendada a primeira Prévia da Troça do Caldo, para dia 15 de fevereiro, em frente ao Açougue Público; na madrugada, depois do Baile do Preto e Branco.
É justamente no bloco A Troça do Caldo, que estarei fazendo a cobertura no Carnaval de Caicó, transmitindo ao vivo para o programa Acorda Sertão da Rádio Caicó AM - seridoense como eu, você e os caldos vendidos no açougue.
PROGRAMAÇÃO:
Domingo, 15 de fevereiro - 4h - A Troça do Caldo vai marcar presença no Açougue Público, reunindo foliões que curtiram a Noite do Preto e Branco no Clube Corinthians.
Em 21, 22, 23 e 24 de fevereiro - 4h - A Troça do Caldo sai da Ilha de Sant'Ana com orquestras de frevo e foliões, até o Açougue Público de Caicó, onde acontece a concentração do bloco.
QUE VENHA UM CARNAVAL DE PAZ, ALEGRIA E MUITA FOLIA!


Anna Jailma - jornalista e blogueira
Fotos: Paulo Jr. /Geraldo Jr. /net

Nenhum comentário: