quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Emparn diz que chuvas devem ficar em torno de 800mm

O metereologista Gilmar Bristot, da Emparn, explica que o Rio Grande do Norte pode esperar chuvas dentro da média histórica para o período de fevereiro a maio, com índices semelhantes aos do ano passado.
Ele afirma que as chuvas devem ficar em torno de 800 mm, mas destaca que o problema é que os principais reservatórios, como a barragem Armando Ribeiro Gonçalves e os açudes Itans e Mindubim, já estão com 80% de sua capacidade preenchida. Segundo ele, o perigo está aí.
Gilmar Bistrot, acrescenta que as chuvas na região do Semi-Árido devem intensificar-se entre 15 de março e 15 de abril, ao passo que as precipitações em Natal e no litoral provavelmente serão maiores entre abril e agosto.
Em Timbaúba dos Batistas, o prefeito municipal Ivanildo Filho, iniciou uma ação de prevenção para garantir a resistência dos reservatórios do município. Há 30 dias que são realizados trabalhos de recuperação de açudes e barreiros que sofreram arrombamentos e estragos na parede, no ano passado.
No trabalho são usadas máquinas mecanizadas; como retroescavadeira, enchedeira e caçambas.
Entre os açudes recuperados estão açudes dos sítios Timbaúba, com 100 anos de construção; o açude do sítio Timbaúba Velha, que existe há 60 anos e o reservatório do sítio Volta de Zuza, com 80 anos.
Como diz a música "quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Parabéns ao prefeito Ivanildo Filho pela iniciativa.
Fonte: DN Online e blog de Marcos Dantas
Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: