quarta-feira, 29 de abril de 2009

Açude Itans transbordou na tarde de hoje

Sentindo o Itans de Caicó...

Itans que corre nas veias de todo seridoense...

Pelo segundo ano consecutivo, caicoenses foram para o Açude Itans, e fizeram uma autêntica contagem regressiva no sangradouro do açude.
Geralmente o Itans transbordava quando o açude de Santa Luzia, na Paraíba, sangrava mas, neste ano o Açude de Santa Luzia, infelizmente ainda precisa de muita água e o Itans já transborda, com águas vindas de outros açudes e rios da região Seridó.
Em Ouro Branco, a chuva da madrugada de hoje, foi registrada pela Emparn com 133 mm e em pluviômetro particular registrou 165 mm. Com a intensidade das chuvas em Ouro Branco, o Rio Quipauá, enviou muitas águas para o Itans e o Rio Barra Nova, também amanheceu jorrando água para o gigante do Seridó.
Ao amanhecer de hoje, o Itans precisava de 51 cm para transbordar. Ao meio-dia, era preciso apenas 41 cm e às 15h28 a torcida era por mais 12 cm d'água. Poucos minutos depois, a equipe da Rádio Caicó AM, que fez contagem regressiva ao vivo, direto do Itans para a Rádio, anunciou que faltava somente 2 cm e logo mais, a notícia acompanhada de gritos e aplausos dos populares: O Itans de Caicó sangrou!
Como é bom saber boas notícias das chuvas do Seridó! E neste momento, olhando pela vidraça da janela, vejo que chove novamente...A estação é outono, mas no meu Seridó é inverno!


Anna Jailma- jornalista e blogueira

Nenhum comentário: