terça-feira, 21 de abril de 2009

Parabéns Brasília pelos 49 anos

Foto: Renato
Passei em Brasília quando morava em Campinas SP e vim passar férias em São João do Sabugi, RN. Na vinda e na volta estive no Aeroporto, onde inclusive ainda tive a oportunidade de passear por 30 minutos e nesse espaço de tempo, ligar para minha tia Nilce; avisando que estava no lugar considerado por ela o mais belo do planeta.
Ainda sobrevoando a cidade, contemplei Brasília pela primeira vez, à noite. É um encanto. A cidade de longe já mostra o quanto é contemporânea em cada traço; uma cidade realmente projetada, traçada, planejada nos mínimos detalhes.
Na hora lembrei da música Linha do Equador, de Djavan, que diz: "...céu de Brasília/Traço do arquiteto/Gosto tanto dela assim..."
Hoje Brasília faz 49 anos de idade. A capital do país está na "flor da idade" e comemora o aniversário com muita festa, inclusive, com show reunindo Xuxa, Jota Quest e Cláudia Leite.
Não posso deixar de parabenizar Brasília. A cidade é digna disso e quem procura pesquisar e conhecer a história de sua construção, não deixa de reconhecer a grandeza que circunda sua existência.
Para a construção de Brasília foi fundamental a coragem e determinação de Juscelino Kubitschek, que também teve a sabedoria de escolher Oscar Niemeyer, como arquiteto responsável pelos projetos dos edifícios. Além de Oscar Niemeyer, o arquiteto e urbanista Lúcio Costa, foi responsável pelo desenvolvimento do plano da cidade. Três homens, que junto com Brasília e os brasileiros, também são dignos de parabéns.
Antes que alguém conteste a comemoração, devido a política suja desse país, afirmo que a sujeira desse país nem começa em Brasília. Começa na urna, quando nós todos escolhemos os nossos representantes. E se lá em Brasília a maioria dos políticos faz tudo errado, a culpa não é da cidade, é de nós mesmos; que saímos de casa no dia da eleição, enfrentamos uma fila danada, para votar errado...
Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: