quinta-feira, 9 de abril de 2009

Semana Santa

Nesta Semana Santa, peças ricas em detalhes, construídas pelas mãos de 30 artesãos de Caruaru, Pernambuco, seguidores do Mestre Vitalino, são apreciadas por pessoas do mundo inteiro na Exposição de Arte Sacra; realizada na Praça do Artesão, no bairro Alto do Moura, das 9h às 21h. O Alto do Moura é um bairro de Caruaru reconhecido como berço da arte de modelar argila; onde cerca de mil artesãos fabricam suas peças o ano inteiro. Lá mistura-se o artesanato e as danças regionais, como a mazuca.
A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru pagou um cachê simbólico de R$ 150,00 pelas criações, que após o período da Semana Santa farão parte do acervo do Museu do Barro.
Na Exposição de Arte Sacra, os artesãos produziram peças que retratam a vida e a morte de Jesus Cristo, todas baseadas em referências bíblicas; mesclando a história bíblica com a vida nordestina;inclusive, em uma das peças, Barrabás é identificado como Lampião.
As fotografias foram realizadas por Agnaldo Lima e divulgadas pela Prefeitura Municipal de Caruaru.
Encantada com a riqueza de detalhes das peças em barro, de Caruaru, eu trouxe aqui as fotografias que retratam a Semana Santa, modelada em barro, pelas mãos dos seguidores do grande artesão Mestre Vitalino, de Caruaru, Pernambuco.
Que a Semana Santa seja um período de reflexão e encontro com Deus, para todos nós. Que possamos vivenciar a Páscoa como um rico momento de renovação do espírito e fortalecimento das esperanças.
Feliz Semana Santa, Feliz Páscoa!
Anna Jailma- jornalista e blogueira

Um comentário:

JOSE ALENCAR M FILHO disse...

PARA REFLETIR
TENHAMOS SEMPRE NA LEMBRANÇA,
QUE JESUS, NÃO TEVE MÁGOA,
FORTALEÇAMOS A ESPERANÇA,
VIVENCIANDO A PÁSCOA. Zé Alencar