segunda-feira, 11 de maio de 2009

Disque 100 contra o abuso e exploração sexual infanto-juvenil


A violência física, psicológica, sexual contra crianças e adolescentes e a negligência, a omissão diante desses fatos, podem e devem ser denunciados.

O Disque-denúncia Nacional para o combate a violência infanto-juvenil é o Disque 100 e a denúncia pode ser feita de forma sigilosa, sem precisar que o denunciante se identifique.

Casos de espancamento, surras, agressões verbais, chantagens, ameaças, humilhações, abandono, abuso sexual com contato físico e o abuso sexual verbal, que ocorre quando o adulto envolve a criança e o adolescente com conversas sobre atividades sexuais; visando despertar o seu interesse sexual, devem ser denunciados no Disque 100.

Abuso Sexual é a utilização da criança ou adolescente por parte de um adulto ou adolescente mais velho, para fins sexuais. Geralmente é praticado por alguém próximo à vítima ou que possua uma relação de confiança e poder com a mesma. Pode ocorrer com ou sem violência física, mas a violência psicológica sempre está presente.

Exploração Sexual é a utilização sexual de crianças e adolescentes com fins comerciais e de lucro. Geralmente as vítimas são induzidas a manter relações sexuais com um adulto que detém poder, em troca de algo de valor para a mesma, como brinquedos, roupas, comidas, etc.

Em nenhuma hipótese devemos atribuir culpa à criança ou ao adolescente, vítima de violência sexual. Também não devemos ser coniventes com esta prática nem se omitir diante da situação. É preciso denunciar. Disque 100.


Informações: Cartilha "Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: você sabe como agir?"
Anna Jailma - jornalista e blogueira

Um comentário:

Anônimo disse...

ANA JAILMA! VENDO ESTE ALERTA SOBRE A EXPLORAÇÃO SEXUAL, NÃO POSSO DEIXAR DE PASAR DESPERECEBIDO COM O CASO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DO VEREADOR " FÁBIO RONAN DANTAS PEREIRA " O FABINHO DE DONA RUTE, QUE JÁ EXPLOROU SEXUALMENTE VÁRIAS CRIANÇAS ATÉ EM SÃO PAULO.
O VEREADOR VAI A JULGAMENTO QUINTA FEIRA DIA 28 DE MAIO DE 2009, NO FORUM MUNICIPAL DE ACARI (QUALQUER DÚVIDAS LIGAR PARA O FORUM DE ACARI)