terça-feira, 26 de maio de 2009

É tempo de festa no Vila do Príncipe, em Caicó!

"Maria, cheia de graça e consolo..."
A primeira vez que estive na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vila do Príncipe, de Caicó, foi no ano passado, em maio; durante as festividades da padroeira e logo que entrei na Igreja senti aquele sentimento de aconchego que Maria transmite para cada um de seus filhos.
A gente sente um aconchego imediato, como se o manto de Maria tivesse nos acolhendo logo na chegada à Sua casa. É uma bênção, um encanto.
A beleza e o aconchego não estão somente no sentimento que envolve o templo, mas também na recepção que as pessoas do bairro fazem aos que lá chegam.
As pessoas trazem a cadeira para a calçada, convidam para sentar, falam sobre os trabalhos da Igreja com entusiasmo, convidam para integrar os festejos, para visitar o bairro, conhecer de perto os trabalhos que realizam. E o mais importante: as pessoas transmitem isso com um sentimento único de unidade cristã. Eles elogiam uns aos outros, se colocam num patamar de igualdade, sem se colocaram menos ou mais que os outros.
Existe um trabalho mútuo, de pessoas unidas pelo bem-comum, pela grandeza da fé e transmitem isso com uma alegria espontânea e cheia de tranqüilidade, que vem do amor de Deus e Maria.
Neste ano estive na Feirinha de Nossa Senhora de Fátima, no sábado passado. E pense numa maravilha: muita comida típica, própria do sertão, fazendo a festa dos visitantes. E uma verdadeira multidão aparece por lá. É um dia inteiro de festa.
Fiquei dividindo o paladar entre o queijo de manteiga quente com açucar - que eu adoro - e o almoço gostoso com um cardápio bem sertanejo, com destaque para o arroz de leite, feijão com torresmo, carne de sol, batata doce, macaxeira e mais um monte de delícias que só o Seridó tem.
Nesta semana vou marcar presença nas novenas. É emocionante presenciar o sentimento de fé de todos que fazem aquela festa. São crianças, jovens, adultos e idosos, unidos, nos transmitindo exemplo de fé cristã.
Os festejos terminam no próximo domingo, com Missa Solene pela manhã e Procissão de Encerramento.


Anna Jailma - jornalista e blogueira

Nenhum comentário: